sexta-feira, 28 de julho de 2023

Trimaran SVR - Lazartigue


A última geração de trimaran´s de alta performance.
Um posto de pilotagem mais à moda dum fórmula 1 ou de um caça...


terça-feira, 25 de julho de 2023

Fernão Minto, uma nova vida!

 


Fernão Minto de seu nome, vida antiga agora tornada nova pela mão do nosso amigo Carlos Neves!
Tormenta grande que nem aquela do Adamastor... muitos meses de peripécias na recuperação, mas quem espera e não desiste, sempre alcança!
As primeiras imagens deste belíssimo veleiro clássico nos mares "terríveis" de Leixões!
O Fernão Minto é um "Arietta 31", sloop de quilha corrida, construído na Suécia em 1969, pelo famoso estaleiro Malo Yachts.
Inauguração como sempre... para a benção dos amigos e dos deuses, bens ventos Fernão Minto!




domingo, 23 de julho de 2023

Encontro com ORCA a caminho da Galiza

 


Aconteceu hoje com o nosso amigo do FOTONA!
A 8 milhas do cabo Sillero, 1,8 milhas da costa com fundo de 50 metros de fundo. Aproximou-se do veleiro, saiu da água umas 4 ou 5 vezes mas não tocou em nada.
A reação foi virar para terra e a todo o gás, prática que corre na Galiza de acordo com os amigos do Kaddir (e procurar fundos de 20 ou 30 metros) que 2 dias antes tinham feito o mesmo rumo sem encontros ou avistamentos.
Elas andam aí...

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Não à destruição da Marina de Leixões (Leça da Palmeira)!

 

Proprietários e utilizadores de embarcações sediadas na marina ou que a ela recorrem com frequência  (veleiros, pesca lúdica, todas as embarcações), organizaram-se em grupo para a defesa da existência da Marina de Leixões, contrariando os planos da APDL (Administração dos Portos Douro - Leixões - Viana) que prevê o seu aterro para construção de enorme cais e parque de contentores. Este grupo constituiu-se já como parte interessada junto da APDL, Câmara de Matosinhos e Junta de Freguesia Matosinhos Leça da Palmeira.

Este grupo:

- Lamenta que não esteja nos planos da APDL a manutenção da capacidade atual para a náutica de recreio em Leixões ou mesmo o seu reforço, salvaguardando características únicas de marina oceânica desde a Galiza até ao Tejo, e dando um sinal claro de aposta na comunidade náutica sediada em Leixões com tudo o que representa.

- Considera que as alternativas propostas pela APDL na sequência da previsível extinção da Marina de Leça, são um retrocesso na aposta de crescimento do setor náutico local e um prejuízo objetivo para os utentes com diminuição de lugares disponíveis na água, pioria das condições de manobra e da segurança de acesso no espaço junto ao Terminal de Cruzeiros, e que o Douro nunca responderá às características do Porto de Leixões quanto à facilidade de acesso e segurança.

- Lamenta que a comunidade náutica de Leixões nas suas diversas partes interessadas, nomeadamente os Utentes da Marina de Leça não tenha sido informada nem ouvida até à data neste processo, realçando que os Clubes Náuticos aí sediados, com o mérito que se lhes reconhece na promoção da formação e competição em especial da vela, não representam objetivamente a larga maioria dos utentes, pois estes não são sócios destes clubes.

- Considera também que a possível extinção da Marina de Leça com aterro de toda a sua área e transformação em zona portuária comercial significará um prejuízo visível para toda a envolvente, zona tradicional e histórica de Leça da Palmeira, marginal da praia e o que ela significa (obra do Arquiteto Siza Vieira), um prejuízo para toda a zona habitacional, um prejuízo cultural e histórico pois foi no espaço da marina que o Porto de Leixões teve a sua génese e a própria náutica de recreio há mais de 100 anos e, em ternos gerais, um gorar de expectativas para os que decidiram investir, ter os seus negócios e viver em Leça da Palmeira.

utentes.marina.leixoes@gmail.com


quarta-feira, 19 de julho de 2023

Quanto dura um veleiro?


Muito interessante e um guia de orientação, sabendo mesmo que tudo depende da utilização e manutenção a que o veleiro e suas partes foram sujeitos.

quarta-feira, 12 de julho de 2023

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Reunion 2022, ondas, windsurf, música...


Uma modalidade entre a vela (windsurf) e o surf, o espectáculo...
Retidas as imagens, somada uma música a condizer, o resultado é... maravilhoso.

terça-feira, 4 de julho de 2023

Preparação para os 40 nós...


Algumas lições mas num Contessa 32 "Assent"... tudo é mais fácil.
Preparado para as grandes provas oceânicas, quilha corrida, peso e tudo mais... clássico é que é bom...