terça-feira, 29 de agosto de 2023

Orcas


No outro lado do mundo...em interacção amigável com um banhista a nadar.
Uma bela criatura a quem não lhe falta corpo e força para fazer das suas...
Das dezenas de sub-espécies existentes no mundo só as da Ibéria "não gostam" de lemes de veleiros, não havendo história de qualquer outro episódio menos amistoso com os humanos.
Uma situação preocupante que um destes dias pode virar tragédia...

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Uma das maiores prendas da minha vida...

 


Pelos mares tenebrosos da bacia do Porto de Leixões... a primeira saída a solo com a minha neta. Já percorrida aí uma  milha debaixo dum sol maravilhoso e de um espelho de água perfeito passando pelo través de um enorme navio de cruzeiro e dos barcos de pesca, afujentando pelo caminho muitas gaivotas a banhos nas águas cálidas, pergunto: "então, estás a gostar de andar de barco?" Não só gosto de andar como quero, entendes?"
Percebi a subtileza, sorri e dei-me conta de que desta minha adorável neta de 4 anos tinha acabado de receber uma das maiores prendas da minha vida...

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Noruega, país do mar e da água... e não só!


Noruega um país enorme e belo com paisagens de encantar com lagos, montanhas, rios, quedas de águas, fiordes, florestas, gelos eternos, povoações de postal, um país civilizado que nos serve de referência e virado para a natureza e bem estar.
Férias em família e amigos, mas o olhar marinheiro sempre presente...  Foram cerca de 1600 km de estrada e 4 passagens de ferryboat e pernoita em várias localidades pelo Sul e Oeste da Noruega, que permitiu ter uma ideia mais precisa deste fabuloso país.
Algumas fotos, uma pequeníssima amostra do que vimos, pois na maioria dos muitos km percorridos uma paragem em cada metro se impunha para admirar a paisagem, o recanto, a povoação à beira da água, as quedas de água... Nos fiordes...é uma explosão de grandiosidade e beleza...
Um país em que a água se casa com a terra através das reentrâncias profundas do mar (fiordes) e através dos incontáveis lagos, rios e linhas de água que descem das suas neves e gelos nos cumes das montanhas. E os veleiros, lanchas, embarcações sempre presentes...marinas, pequenos cais, garagens para embarcações à beira da água, kayaks por quanto é sítio... Até jangadas com saunas a bordo a passear pela água...
Um país de montanhas, vales e imensas florestas virado para o mar e para a água, um país que mantem bem viva a cultura marítima.
Que triste sina a nossa...

Geilo
Bergen


Forde
A famosa sopa de peixe, muito diferente da nossa... peixe, mexilhões, camarões, legumes e... natas...




Oslo
Noruega, Agosto de 2023