domingo, 19 de novembro de 2023

Leça da Palmeira & marina e contentores


A ser levados os planos avante... um novo horizonte colorido de contentores empilhados será visto em toda o paredão norte do porto junto à praia de Leça, e no subsolo, debaixo deles, a histórica Marina de Leça subterrada. E se o "progresso" assim o exigirá, a bem da Nação, da APDL e outros mais, mas a mal dos cidadãos de Leça da Palmeira e da comunidade náutica que parece que vai ficar sem marina dentro das suas expetativas.
E se grandes decisões vão ser tomadas e grandes obras vão ser executadas, é estranho e inaceitável que Matosinhos, o Norte e Portugal abdique da oportunidade de construir uma nova marina devidamente mantida e com todos os serviços de apoio, que seja capaz de receber toda a comunidade existente, a consiga fazer crescer, com acesso seguro do mar e para o mar para os navegantes locais e milhares dos navegantes  internacionais que passam ao longo da nossa costa, sem alternativa igual numa grande distância desde a Galiza até Cascais.
Triste sina daqueles que gostam do mar através da prática das suas diversas modalidades da náutica de recreio neste País... em que muitos só com muito esforço conseguem realizar a sua paixão abdicando de muitas outras coisas, sendo percebida por quase toda a população como poucos, e pior, como ricos. Triste país, tão longe do mar e que não se emenda...tão mesquinho nas suas quintas, incapaz de se mobilizar como todo.
E como alguém dizia: ai se tivessemos mar é que era...

2 comentários:

  1. Mas que país de marinheiros é este?! Infelizmente só na história dos nossos antepassados

    ResponderEliminar
  2. Se assim será, é triste a decisão tomada enfim, não produzimos nada e ainda por cima, destruímos alguns recursos de acesso ao povo embora a pagar, tudo isto em prol de grandes interesses.

    ResponderEliminar