segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Boot 2024, feira náutica Dusseldorf, um testemunho!

 


Do nosso amigo Paulo Lima (www.wttsailing.com)!

No passado domingo, dia 28 de janeiro, terminou a Boot 2024 (https://www.boot.com), em Dusseldorf,
uma das maiores feiras de náuticas do mundo, com 68 países representados, 220.000 m2 em 16 pavilhões.
A visita à Boot vale a pena e para quem gosta de vela é um pouco como ir à Disneylandia quando se é pequeno... Numa feira tão extensa é necessário fazer opções para termos tempo para tentarmos visitar tudo o que queremos. De igual forma também aqui foi necessário tomar opções dos temas a partilhar.
Verifica-se uma tendência crescente do motor elétrico nos veleiros e nos dingyes, com diversas soluções apresentadas. Uma parte significativa das marcas oferece já a opção do elétrico e existe mesmo uma ou outra marca que se ousa apresentar motor elétrico na oferta de serie.

Relativamente a barcos escolhi aqui referenciar 3:



Novo modelo da Moody com um verdadeiro Deck Saloon. O salão com um design apelativo e de elevada qualidade é prolongado até ao cockpit exterior o qual está ao mesmo nível. Sem degraus, basta abrir a porta de vidro e unimos o poço ao salão. Duas longarinas laterais em fibra prolongam-se do teto para a popa onde corre um bimini integrado. Esta solução permite que um mono casco rivalize com um catamarã, cujo mercado cresce todos os anos. À proa, no convés, encontramos, em opção, uma cadeira para dois virada para ré e uma pequena mesa que certamente proporcionará momentos agradáveis. Dentro, no salão, uma fabulosa vista 360 graus e muita luz.
Tudo é pensado para proporcionar uma boa experiência, um barco que poderá ser
utilizado para uma volta ao mundo. Preço base: €864.900 + IVA.



b) Beneteau First 36.



Na Beneteau o David Alonso, da Marina de Avilla, fez questão de nos apresentar Tit Plevnik, Head Customer Experiece do First 36 na Seascape, um fervoroso entusiasta deste barco. Tit explicou o barco ao detalhe, começando por nos dizer que o caderno de encargos definia, por exemplo, que o barco planasse aos 12 nós de vento real. Este barco, nomeado barco do ano em 2023, tem 11 metros de casco e 3,80 m de boca mesmo até à ré. No poço o barco é impressionante e dá para imaginar a adrenalina sentida quando começa a planar. Por dentro, apesar de muito branco, o barco é muito elegante e tudo esta pensado para ser funcional e aligeirar o peso.
Preço base: €238.813 + IVA (sem velas).



c) JBoat J99.


O J99 foi-nos apresentado pelo Jordi Batlle da Nautamarine. Este barco chegou ao mercado já em 2019 mas continua a merecer uma referência e a ganhar regatas, tanto em IRC como em ORC. Preparado para navegar em solitário ou em duo (tendência crescente em toda a Europa) mas também com tripulação completa de 5-6 pessoas. A qualidade deste barco é impressionante e nenhum detalhe é deixado ao acaso na sua construção. Com apenas 3.800 kg de deslocamento para 9,99 m de casco, o J99 utiliza painéis de sandwish de espuma com resina, a qual apresenta 2,5 vezes maior rigidez e 2,5 vezes menos peso que a normal solução de fibra de vidro com resina. O interior é muito espartano, mas suficiente confortável para ajudar a convencer o companheira ou companheiro que este também é um barco para passeio...
Preço base: €145.240 + IVA (sem velas)

Link's:

Mensagem do Jordi Batlle para o Paulo:

Primero de todo gracias por tu interés y tu visita a nuestro stand J/BOATS.

Los J/Boats son veleros de alta calidad, construidos en infusión al vacío con sandwich de madera de balsa o espuma de PVC que produce un casco robusto, rígido y a la vez ligero para obtener las mejores prestaciones a vela, y con 5 años de garantía estructural y anti-osmosis.

Muchas veces lo más importante de un barco no se ve a simple vista ni viendo la tarifa de precios, la calidad de construcción de un J explica que estos veleros al cabo de 15-20 años de vida sigan en plena forma y mantengan muy bien su valor en el mercado de ocasión. 

Puedes ver un interesante video en este enlace sobre el sistema de infusión al vacío y en este otro las ventajas de la construcción con sandwich: enlace

También te interesará este video sobre la importancia del acastillaje en un J, donde todos los winches, escoteros, carrileras, poleas están dimensionados para un uso exigente, por ejemplo en el J/112e, que es un 36 pies,  el escotero de mayor que se monta de serie, Harken lo lista en su catálogo para veleros de 45 pies.

Este artículo, aunque habla del J/112e, pero podrás ver la calidad de construcción de los J, a nivel de construcción es lo mismo con el J/99:  AQUI

El J/99 se lanzó en 2019 y ya se han vendido más de 140 unidades, es un barco muy polivalente, ideal tanto para navegaciones en solitario o a dos, como con tripulación completa de 5-6 personas. El J/99 es muy rápido, muy estable y va bien en todos los rumbos y condiciones de viento, y ofrece unos interiores sencillos pero acogedores a la vez, con dos camarotes dobles en popa y un baño en proa, con un amplio salón.

El barco se puede configurar con una pala de timón o dos, con caña o con rueda,  quilla con bulbo o quilla plana.... se puede configurar para adaptarse a su plan de navegación. 

Otro punto importante del J/99 es su mástil, un mástil de aluminio pero no un mástil cualquiera, un mástil hecho a propósito para las necesidades del barco, sin tener que pagar un extra precio para un mástil de carbono que nos aportaría una pequeña bajada de peso pero con un presupuesto mucho mayor. El mástil del J/99 está hecho para ganar regatas, para poder trimar bien la mayor y sin volvernos locos en pagar 25-30 mil € para un mástil de carbono. Video aquí.



Para o ano lá estarei novamente!
Paulo Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário