quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024
Em defesa de uma marina oceânica em Leixões, Petição Pública!
1. O Porto de Leixões é o único porto em toda a costa atlântica desde a Galiza até ao Tejo que dispõe de condições ímpar para a entrada e saída de embarcações de recreio e de desporto (vela e pesca lúdica) mesmo em tempo de mar adverso, não ficando, como muitas vezes os restantes portos desta longa costa - Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Douro, Aveiro e Figueira da Foz, com as barras fechadas ou condicionadas a embarcações mais pequenas.
2. Neste Porto de Leixões localiza-se uma única marina, tradicionalmente chamada Marina de Leça, onde se sedia a maior comunidade náutica de recreio de todo o norte (clubes náuticos, aficionados da vela e pesca lúdica) só sendo ultrapassada pelas comunidades náuticas do Tejo e Algarve, e onde se recolhem em passagem muitas das embarcações estrangeiras no trânsito do norte para o sul da Europa e vice-versa ou em travessia Atlântica.
3. Há o perigo de extinção desta marina para 2027 se for construído um novo terminal de contentores na parte norte do Porto de Leixões.
4. Assim, vimos apelar para que qualquer plano de expansão da capacidade portuária comercial em Leixões considere como imperativo a conservação da marina atual ou em alternativa a construção duma nova marina dentro do porto que consiga receber não só as atuais embarcações, mas também permitir satisfazer inúmeros pedidos de novos lugares que agora não podem ser satisfeitos, ser um ponto de acesso ao mar a toda a comunidade, e também atrair e receber em condições dignas as milhares de embarcações estrangeiras de recreio que passam ao logo da costa atlântica, ação que estaria alinhada com a estratégia nacional para o setor com impacto óbvio na comunidade náutica, na economia e identidade de toda uma região.
Petição Pública!
O seu apoio é muito importante.
Apoie esta causa.
Assine a Petição: AQUI
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário