segunda-feira, 3 de maio de 2010

Tarde fantástica de vela

Moby Dick, conforme prometido, saiu este Sábado para o mar.
Eram 15:00, o mar já estava com a costumada carneirada, mas como a vaga era curta e o vento certo, a navegação, por vezes molhada, era rápida e estável. Rumamos a Norte (até porque havia previsão que o vento subisse até aos 20 nós para o fim do dia), no usual ziguezague, primeiro para fora. Em 1,5 horas de navegação foi possível ter pelo través a Praia da Memória. Tinhamos já percorrido em linha recta para Norte praticamente 4 milhas desde a entrada de Leixões, 1/3 da distância à Póvoa em números redondos...Mas se contassemos as voltas...
Na Praia da Memória rumamos bem para fora e depois em largo folgado começamos a descida. O Sport Spirit que esteve a fazer sensivelmente o mesmo percurso, "cortou caminho" e aproximou-se.
Melhor que um veleiro no mar, são 2 veleiros!
Estivemos na mesma esteira algum tempo, mas depois passou-nos por barlavento... fazendo valer o seu tamanho... Nesta fase, já andavamos a 7, 8, 9 nós, empurrados pela vaga. Sport Siprit continuou no seu rumo e o Moby Dick apontou à entrada de Leixões, fazendo à popa quase rasa uma navegação excelente, com picos no "empurro" da vaga de 10 e pico nós. Excelente!
No fim o costume... arrumar, preparar o Moby Dick para a próxima, beber um cerveja, festejando de forma imprevista mas com imenso prazer o aniversário do nosso amigo, "patrão" do Ana Margarida.
Muitos bons anos e bons ventos!



2 comentários:

  1. De facto teve uma tarde fantástica. E tornou-se ainda melhor quando encontramos os nossos amigos do "Moby Dick"!
    Que estas tardes se repitam por muitos e longos anos sempre acompanhados de bons ventos!
    Abraços,
    André (Sport Spirit)

    ResponderEliminar
  2. No Domingo, pelas 9:00 o Petit Prince também saíu. Em 40 minutos chegámos à barra do Douro terminando com umas surfadelas valentes. Com o vento, (então já pelos 15nós) e a vazante, foi preciso muito motor para entrar. Subimos até à Ribeira de Gaia. Quando saímos, (cerca das 12:30)ainda tentámos vir à vela, mas mesmo com um rizo e a genoa pequena, era uma sofrimento para o barco e para tripulação que, (para não variar) não estava muito acostumada. Assim, a única vela que trabalhou, foi a NGK. Mesmo assim, demorámos cerca de 1h 30. Foi uma boa decisão, pois à hora a que chegámos, cerca das 13:00 as rajadas chegavam já aos 35 nós...
    Talvez com os dois rizos, e o tormentim reduzido... fica para a próxima...
    Bons ventos,
    Mário

    ResponderEliminar