sábado, 5 de fevereiro de 2011

Percurso à Vela, 05 de Fevereiro


Foram 10 veleiros que alinharam neste primeiro percurso à vela de 2011 que decorreu numa bonita manhã de sol, com vento muito fraco de sudeste, por vezes sul e sudoeste, vaga muito comprida com altura acima dos 2,5 metros, por vezes quase nos 3 metros (parecia uma mar de colinas e vales)
Tinhamos começado com notícias de  naufrágio de veleiro na entrada da Póvoa e rapidamente constatamos pela vaga que se fazia sentir no mar de Leixões, que a Póvoa estaria impossível.
Partimos às 11H00 com o sinal da buzina colocada no Moby Dick, que em si próprio definia a linha de largada...
A intenção era ir à boia da Madalena e regressar para almoço. O almoço concretizou-se, a boia da Madalena só deve ter sido alcançada pelo MINI, veleiro da classe dos 6,5 que fez valer os seus pergaminhos. O vento era muito fraco, velocidade louca de 4 nós no Moby Dick de vez em quando..., a maioria do tempo na ordem dos 2 nós...
O HURRY CAN, que se lançou também à nossa frente (Moby Dick) fez uma "simulação" de homem ao mar, treinando os procedimentos habituais, mas com tal realismo, que não se coibiram de "atirar" um tripulante ao mar...; treino cinco estrelas! Passamos por eles e deixamo-los entretidos...tudo controlado, mas a tirar ensinamentos...; a máquina fotográfica estava lá num raro momento de oportunidade!
O resto da frota estendeu-se nas águas entre Leixões e o Douro, longe da costa onde as vagas chegavam com especial violência. Moby Dick ainda chegou praticamente ao alinhamento da entrada do Douro e aí começou a regressar. Já tinhamos perdido de vista o MINI, a visibilidade também não era das melhores; imaginamos que já estivessem a rondar a boia da Madalena.
Era a hora de regressar. Mareação mais por fora, o vento muito fraco, a ameaçar... cair mesmo, mas ainda deu para entrar na bacia de Leixões.
Como de costume, o almoço e muita conversa das coisas do mar. É bom partilhar!
Não esquecer agora o dia 05 de Março! Os "amigos da vela" vão participar na Regata do Infante!
Bons Ventos!

1 comentário:

  1. Partilho algumas reflexoes sobre "Homem ao mar":
    Tripulantes devem ter o colete vestido, caso contrario, não deverão embarcar;
    Não adornar em demasia o barco com tripulantes a bordo sem experiencia;
    A boia ferradura deve estar sempre no sitio, com o respectivo cabo;
    Finalmente, a escada é extremamente importante. Caso contrario pode ser muito dificil subir para o barco.

    ResponderEliminar