domingo, 4 de setembro de 2011

Bodyboard

Ondas: foi o que esteve a dar este sábado!
Um dia fantástico no "meu" paraíso (uma praia só para mim...), água quente (no critério cá da malta do Norte, 18ºC...), transparente, praia a perder de vista, quase deserta, sol.
Na manhã, onda pequena para curtir, de tarde, potência...
Companhia... os amigos e filhos de amigos a banhos, nas ondas só alguns dos filhos dos amigos, a malta das ondas, miúdos da minha idade ... uns já sabem mais que eu, e eu vi-os crescer... outros a aprender.
Então João, Mário, que tal as ondas hoje?











"O desporto que deu origem ao Bodyboard era conhecido no Havaí como paipo-board...O paipo é a prancha reportada como a mais antiga para apanhar ondas, pelo menos que esteja registado, mas é algo que surge como senso comum se pensarmos que é a forma mais obvia de andar nas ondas, e uma evolução natural ao bodysurf. Mais tarde os reis havaianos, e apenas eles construiram pranchas maiores, autênticos troncos, para andar "de pé" nas ondas, uma forma de se distanciarem da plebe. Os nativos em geral continuaram a usar o paipo para se divertirem, algo que veio até aos nossos dias até à invenção da prancha de surf.
O paipo esteve na obscuridade durante algumas décadas, até que o engenheiro químico e surfista americano Tom Morey foi quem deu cara nova ao esporte. Aperfeiçoando a idéia dos nativos, Morey, que morava no Havaí, recriou um paipo usando a primeira prancha de espuma de polietileno. Chamou-lhe bodyboard. Ao mudar-se para a Califórnia, em 1974, começou com uma pequena produção de fundo de quintal. No ano seguinte, uma multinacional americana comprou os direitos de produção e passou a fabricá-la em grande escala"

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bodyboard



Sonho com algumas destas ondas, fico "aterrado" com as ondas gigantes (como é possível alguém entrar numa coisa daquelas?), contento-me com as mais "pequeninas"...e muitas vezes nem é preciso "surfá-las", basta ser embalado por elas...

Para uns água salgada, para outros água sagrada…

Sem comentários:

Enviar um comentário