quinta-feira, 18 de agosto de 2011

HORUS - um Cape Dory 30

Renascimento de uma estrela?
Horus é o nome do veleiro Cape Dory 30 que o nosso amigo Carlos Neves vai fazer renascer.
Foi hoje colocado a seco para arranjo das obras vivas, a que se seguirá todo o convés, palamenta, interior, etc. É um momento verdadeiramente marcante da vida de um veleiro e do seu novo proprietário. É também seguramente um momento muito feliz para todos que gostam do mar e da vela.
Este veleiro é produto do construtor Cape Dory Yacth, que iniciou a sua actividade em 1963 em East Taunton, Massachusetts. Nos 28 anos seguintes, esta empresa construiu mais de 2800 veleiros dos 22 aos 45 pés, 2000 Typhon de 19 e 22 pés, assim como o Cape Dory 10, a embarcação orginal. Os veleiros tornaram-se reconhecidos pela sua solidez e capacidade de enfrentar as mais variadas situações de mareação.
Informação completa sobre estes veleiros poderá ser obtida no site da "Cape Dory Sailboat Owners Association", e alguns videos podem ser encontrados na net, em especial no Youtube.
Daqui a uns meses, esperamos ver o Horus completamente rejuvenescido e a "passear-se" entre os veleiros dos amigos da vela de Leixões.
Para este amigo da vela desde a primeira hora, e que se lançou nesta odisseia, votos de bons trabalhos,  muitas alegrias e bons ventos!


e na próxima primavera talvez vejamos o HORUS a navegar como este.



Nota: na mitodologia egípcia, Hórus é segunda pessoa da "Tríade" egípcia, composta por Osíris, o pai, Hórus, o filho e Ísis, a mãe. É o deus dos céus.

Sem comentários:

Enviar um comentário