sábado, 13 de agosto de 2011

Veleiro abandonado a 70km de Viana do Castelo

Alertado pelo amigo Alberto Neves do Anthinea: "Aqui vai uma noticia triste...............de certeza que se perderam mil sonhos, mas felizmente salvou-se o mais importante,a vida."

Notícia no Público de hoje:

Fonte da Marinha explicou hoje à Lusa que a situação com este veleiro abandonado acontece a cerca de 70 quilómetros da costa de Viana do Castelo.
“Trata-se de um veleiro francês que, ao final da tarde de quinta-feira [ontem], começou a meter água. Foram mobilizados meios para socorrer o navegador solitário, mas o veleiro não está em condições para ser rebocado e vai acabar por afundar naturalmente”, acrescentou a fonte. Para prevenir as restantes embarcações, as autoridades marítimas estão a fazer alertas à navegação para a possível presença, no local, do veleiro ou restos do barco, “apesar de não se tratar de uma zona de muito movimento”.
O alerta para a entrada de água no veleiro “Mistress” foi dado pelas 18h27 de ontem, através do Centro de Busca e Salvamento Marítimo. O único tripulante, de nacionalidade francesa e com 55 anos de idade, “relatava uma entrada de água incontrolada no veleiro, encontrando-se a 50 milhas náuticas a Oeste de Viana do Castelo”, refere a Marinha.
Foram mobilizados para o resgate os navios mercantes “Grande Costa D’Avorio” e “Siva Ghent”, o NRP Zaire, a lancha salva-vidas Atento, desde o porto de Viana do Castelo, e o helicóptero da Força Aérea Portuguesa EH-101. “Os dois navios mercantes efectuaram diversas tentativas de recolher o indivíduo, mas devido à diferença de dimensões não foi possível, tendo os navios ficado a acompanhar o veleiro até chegar o meio de salvamento”, esclarece a Marinha.
O resgate do tripulante aconteceu pelas 20h55, através do helicóptero que aterrou em Figo Maduro cerca das 22h00, “onde aguardava um representante da embaixada francesa para o receber, não necessitando de cuidados médicos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário