quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Encontros com Orcas


Há quem lhe chame "ataques" e estes encontros tem originado alguns episódios de pedido de socorro por avarias nos lemes por parte de alguns veleiros em viagem ao largo da costa da Galiza e agora também de Portugal, como é relatado neste vídeo sem nenhumas consequências a não ser alguns momentos de tensão.
O conselho das autoridades é que nestes casos se pare a deslocação do veleiro e se desligue propulsão e há quem diga mesmo a sonda. Estes lindíssimos e inteligentes mamíferos, primos dos golfinhos, desinteressam-se da brincadeira ou deixam de se sentir ameaçados e afastam-se. Não se conhecem ataques aos humanos na água, mas parece que gostam de coçar as costas nos costados e dar umas bicadas ou ferradelas nos lemes.
O melhor é distância..., de tal modo que as autoridades espanholas já proibiram a navegação das embarcações mais pequenas em zonas do mar normalmente frequentadas nos últimos tempos por estes mamíferos. Em boa verdade, nós somos os intrusos...e é provável que se sintam ameaçadas quando um veleiro resolve aproximar-se em demasia.
É interessante os procedimentos que seguem alguns mergulhadores na aproximação a estes animais e que respeitam o seu modo de estar...

Sem comentários:

Enviar um comentário