domingo, 17 de abril de 2011

Um dia perfeito de vela! Golfinhos!


Sábado, dia 16 de Abril.
Vento leste para norte, vento norte para sul, sol, mar chão, azul, almoço *****, velejar em frota, convívio, golfinhos!
Anthinea, Hurry Can, Moby Dick e Thalassa, 4 veleiros, 10 amigos, 8 “patrões”, partiram de Leixões por volta das 9:20 rumo à Póvoa. Rajadas bem acima dos 20 nós, mar com carneirada, vaga de 1 m, sol, uma visibilidade excelente, a Póvoa lá ao longe (12 milhas).
Moby Dick saiu com o “pano” todo em cima, mas cedo teve que reduzir a vela de vante, pois as rajadas fortes faziam o seu efeito e tornavam a mareação difícil. A navegação fazia-se acima dos 6 e 7 nós, por vezes os 7,5. Era um prazer, sendo que às vezes o prazer se tornava um pouco molhado…
À frente seguia o Thalassa que tinha sido o primeiro a sair de Leixões e atrás o Hurry Can e o Anthinea que na saída de Leixões se atrasou um pouco para colocar um rizo.
E assim a costa se foi desenrolando…
Por volta das 11h já tínhamos praticamente a praia do Mindelo pelo través e foi aí que o vento abrandou, e num instante, rondou para Norte conforme previsto.
Daí para “cima” foi à bolina, numa mareação mais calma e muito agradável, num mar mais “quieto”, a costa de Vila do Conde e Póvoa mais próxima, um dia de Verão, um prazer redobrado!
A chegada do Moby Dick à Póvoa aconteceu pouco antes do meio-dia. Feitas as contas…, foi um pouco menos de 2h e 30 minutos, o que dá uma média de 5 nós.
Almoço ***** no restaurante do Clube Naval da Póvoa, localizado junto ao molhe sul da Póvoa, uma vista de sonho para toda a linha de costa.
Era hora de regressar.
Acabamos por sair do porto da Póvoa às 15H20 e mal tínhamos aquecido os “motores”, já se ouvia no rádio o Thalassa a gritar “golfinhos, golfinhos”. Foi um rodopio, manobra do spi adiada, a prioridade era outra! O encontro mágico de sempre! Por que razão ficamos sempre tão comovidos quando os vemos? Sem palavras!
Depois foi spi, 4 a 5 nós, por vezes menos, uma calmaria, uma tarde de sol.
Chegámos a Leixões às 19h00.
Um dia perfeito de vela!
Mais um percurso à Vela!

fotos (Francisco Alba-Moby Dick e Alberto Neves-Anthinea)




Golfinhos (video de Paulo Lima)

http://www.cm-pvarzim.pt/

2 comentários:

  1. De facto foi um dia fantástico! Não podia ser melhor.
    Não há crise que possa estragar um dia assim. Este, de facto, ninguém nos tira!

    Um abraço,
    Paulo Lima

    ResponderEliminar
  2. De certeza que este ninguêm nos tira, venha quem vier...
    e vale por muitos!
    Venham mais e bons Ventos!
    Um abraço
    Francisco Alba - Moby Dick

    ResponderEliminar