quarta-feira, 27 de julho de 2011

Atlantic Rally for Cruisers

O nosso amigo Mário Silva efectuou o seguinte comentário sobre a mensagem que neste blog foi publicada sobre a regata AZAB 2011:

"Este evento é muito popular na Inglaterra e é muito comunicado nas revistas de vela inglesas.
É uma forma prática de fazer uma travessia oceânica para amadores, pois começa e acaba no mesmo sítio, o que economiza muito na logística.
Há ainda um outro evento muito popular, também para amadores, chamado ARC; Atlantic Rally for Cruisers. Este não é tão "Regata", mas é uma travessia entre Las Palmas de Gran Canaria até Santa Lucia nas Caraíbas. Qualquer barco é aceite, (julgo que o comprimento mínimo é 9 metros), desde que demonstre à organização que tem condições de segurança e tripulação com conhecimentos e experiência para tal.
Para muitos amadores, é a forma de fazerem uma travessia oceânica em condições de segurança aumentadas, uma vez que há sempre outros veleiros perto que podem ajudar em caso de necessidade, (acontece frequentemente), bem como barcos da organização que velam (dentro do possível), pela segurança dos participantes.
A Yachting Monthly, Cruising World e The Practical Boat Owner (PBO), costumam publicar reportagens sobre ambos os eventos.
A edição deste ano já tem as inscrições completas, mas ainda aceitam inscrições na "lista de espera".
Vejam mais em http://www.worldcruising.com/arc/"


E assim fizemos!
 http://www.worldcruising.com/arc/index.aspx
Descobrimos que a regata já tem 225 veleiros inscritos (!) e partirá de Las Palmas no próximo mês de Novembro. Os que iniciam a travessia do Atlântico aproveitam a regata, os que regressam a casa também a aproveitam, os que vieram à Europa fazer compras (veleiros) também, pelos visto toda a gente se inscreve nela e só a limitação de lugares em Las Palmas impede que haja mais inscrições (já há lista de espera!). Quem fica cá?
Enfim é o maior acontecimento (festa) da vela oceânica para amadores. Os videos que encontramos ilustram bem este espírito!
Bons Ventos para 2011!


1 comentário:

  1. Amigos:

    Já há participantes do ARC em Leixões (a caminho de Las Palmas).

    Abraço,
    Mário

    ResponderEliminar