sábado, 29 de junho de 2013

Noite de Lua Cheia, uma ida ao Douro

O nosso amigo Mário do Mookie enviou-nos a seguinte mensagem na passada quarta-feira.

 
É verdade! Ontem, pelas 20:00 o Mookie largou as amarras de Leixões e rumou a Sul. A bordo, a família e um par de amigos.
Não muito a Sul, porque foi só até ao Douro, num total de cerca de 9 NM.
O suficiente para se ver um Pôr do Sol deslumbrante, e as primeiras luzes a acender-se na cidade.
O vento de norte ajudou a chegar muito rápido à Foz do Douro, com um pico de 6,8Kts marcado na plotter. Ao fim de meia hora estávamos na entrada do Douro.
 A hora não foi muito oportuna, pois estávamos quase na maré baixa, o que fez com que o Yanmar se visse aflito para vencer a corrente e subir o rio. Mas lá fomos a 1,5~2Kts, (4 em relação à água), até à Douro Marina. Demorou mais o trajecto do rio, do que o do mar...
Estamos quase no S. Pedro e assim fomos recebidos com festa, carrocéis e farturas...
Apesar de termos avisado a marina por telefone de que iríamos chegar a esta hora, o guarda não sabia de nada, mas recebeu-nos na mesma. A factura vai ser enviada posteriormente... (?)
Ao contrário do previsto, desta vez não fomos ao peixe do S. Pedro (Restaurante), mas ficámo-nos pela Forneria, mesmo em frente à marina. Bastante agradável, boa comida e preços razoáveis.
Largámos já perto da meia-noite, (com a maré a encher....) e viemos a motor até Leixões onde chegámos a passar da uma da manhã.
Houve quase um pequeno incidente com umas redes de pesca na foz do rio... (?), mas evitou-se com um "Ruma ao Norte, Cara***!"
Foi um passeio fantástico. A Lua estava muito cheia e iluminava tudo, com um reflexo lindíssimo no mar. Apesar da humidade da noite, o frio era moderado, e a viagem correu muito bem. A tripulação e os passageiros ficaram com vontade de repetir.
Há umas fotos (de telemóvel), mas não estão grande coisa. Enviei uma directamente do iPad da plotter. As outras vemos depois.
E aproveito para fazer a sugestão aos Amigos da Vela. Quando quiserem, posso servir de guia...
 
Abraço,
Mário (Mookie)
 
Caro amigo Mário, aqui fica registada a sugestão...

Sem comentários:

Enviar um comentário