sábado, 31 de maio de 2014

A Hélice de Ouro

Reza a Lenda (não reza nada, estou a inventar agora, mas fica bem...) que o comandante Paulo Correia, valoroso marinheiro dos mares do Sul, e distinto campeão de Angola (em título) de vela de cruzeiro, terá prometido à sua tripulação que depois de uma excelente campanha no Sonho (Bavaria 35 match), iria arranjar um barco com hélice de ouro. Só assim se faria jus ao elevado moral da tripulação campeã.
Vai daí e não descansou enquanto não “botou” à água o MORABEZA, um Lavranos 35, embarcação que sofreu uma reconstrução de fio a pavio. A obra durou muitos anos e foi no estilo “já agora”. Levou tudo novo.
Não há registos fotográficos detalhados da obra (mas hão-de aparecer alguns). Mais tarde nova reportagem dará conta disso, bem como das características do barco.
 
O comandante Paulo Correia no Sonho
O prometido hélice de ouro...

Porque a tripulação não se esqueceu da promessa nem aceitou negociar, não houve outro remédio senão encomendar um hélice novo. Não significa isto que agora vai ser a motor, mas de Luanda ao Lobito vai fazer a diferença.
Após muito trabalho, muitas horas a reflectir, (e a conversar), muitas cucas depois, eis que surgiu a grande data do Bota Abaixo do MORABEZA. Só se lamenta que o hélice tenha ficado debaixo de água. Assim não se vê uma das peças mais bonitas.
Ficam algumas fotos da cerimónia.
António Soares, Luanda, 29 de Maio de 2014.

 
 
Comentário bloguista: nós cá em cima (ou cá em baixo, depende da perspectiva), também nos associaremos simbolicamente ao "bota abaixo", bebendo uma "cuca" (pelo menos...),  em honra da hélice de "ouro" e do MORABEZA! Bons ventos!

Sem comentários:

Enviar um comentário