domingo, 25 de maio de 2014

Cheeko Rafiki, naufrágio no Atlântico!



A perda do patilhão do Cheeko Rafiki, um First 40.7, a 1000 km da costa dos USA, ainda muito longe dos Açores poderá ter despoletado um acidente dramático para os 4 tripulantes.
De acordo com as últimas informações de hoje, a Guarda Costeira dos Estados Unidos foi de encontro ao casco virado (sem patilhão), e com base em imagens subaquáticas constatou que a jangada de sobrevivência não tinha sido accionada. Com base nesta informação, às reduzíssimas possibilidades de sobrevivência após o evento da viragem (20 horas de sobrevivência estimadas para o local; o evento terá ocorrido no fim do dia desta quinta-feira), e à imensa dificuldade logística de busca e salvamento (um avião demora entre 4 a 5 horas para lá chegar, uma embarcação 1 semana) as buscas foram abandonadas. Restou o apelo a todas as embarcações na área para que possam estar atentas e desviar na medida do possível a sua rota para os locais de maior probabilidade de apanhar eventuais sobreviventes.
A tripulação de Cheeko Rafiki tinha reportado a entrada de água a bordo na passada terça-feira, e teria decidido rumar ao Açores. As condições meteorológicas eram difíceis. Falta saber o que verdadeiramente terá acontecido. Perda do patilhão e consequente viragem intempestiva sem dar tempo à tripulação de preparar o abandono?
E como se perde um patilhão assim? As imagens do último vídeo poderão dar algumas pistas.
A acompanhar!

http://www.rya.org.uk/newsevents/news/Pages/USCoastGuardsearchsuspended.aspx
http://www.huffingtonpost.co.uk/2014/05/19/yachtsmen-missing-atlanti_n_5349768.html?ir=UK
http://www.bbc.com/news/uk-27481564
http://www.voilesetvoiliers.com/securite/naufrage-en-atlantique-nord-cheeki-rafiki-quatre-marins-britanniques-toujours-recherches/


Sem comentários:

Enviar um comentário