quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Faleceu o nosso amigo Alberto Neves (Anthinea, Leixões).

 

Faleceu o nosso amigo Alberto Neves (Anthinea, Leixões).

Amigo desde o tempo das saudosas “Regatas da Amizade” por volta do ano 2000, amigo dos Amigos da Vela desde a sua criação em 2008, apaixonado pelo mar e pela vela, uma presença constante na marina. Soubemos hoje que partiu numa nova navegação a bordo de “uma grande nau” ou num “navio”, palavras por ele proferidas para justificar a colocação à venda do Anthinea ainda há poucos dias… sem que o percebessemos…

Alberto, um abraço sentido, um obrigado imenso por teres feito parte das nossas vidas e da nossa paixão pelo mar e pela vela.

Alberto, bons ventos nesta tua viagem pelos mares sem fim...

E recordo um texto que ele preparou para o blog Amigos da Vela em 2012.

Há dias assim, fantásticos.

Começou com aquele duche quente, fantástico, em casa, e continuou com o duche frio, quase gelado na marina, para tirar o pó e os dejectos de gaivota, que durante a semana sempre aparecem no convés, e de cujos salpicos nunca podemos escapar, Seguiu-se o percurso à vela, fantástico. 

Tivemos a companhia daquele vento fantástico, que todos queremos, que por vezes se entusiasma e sopra com força a mais, como que a tentar apanhar-nos desprevenidos, (talvez por vir de Espanha), obrigando-nos a reduzir o pano.

Coube-nos em sorte, a companhia fantástica, da ilustre Joana Coelho, uma repórter fotográfica, descendente em linha directa do Infante de Sagres e que tem o sal do mar a correr-lhe nas veias.

Antes de metermos o 1º rizo na fantástica vela grande (é nova), já estávamos nós com o verdugo na água. Com o vento e a emoção a proa lá fugia para a orçadela, tínhamos muito pano na nossa genoa fantástica (também é nova), e às vezes quase já era tarde demais quando lá a fazíamos voltar para o rumo 145º. As refregas eram fantásticas, carregavam com força e sem se fazerem anunciar, e quem não se agarrasse, corria o risco de ser projectado para sotavento como se fosse uma rolha de garrafa de espumante Raposeira Fita Azul, daquelas que voam a 14 metros de distância. Aqui e ali, um chuveiro fantástico pela amura de bombordo também fazia parte do quadro.

E a nossa repórter Joana???

Pois bem, nem um queixume nem uma reclamação. Facto esse que nos obriga a deixar aqui os parabéns de toda a tripulação do ANTHINEA, pela atitude, capacidade de adaptação e de aprendizagem demonstrada, que se louva, e que lhe mereceu entrar no porto de Leixões ao leme.

A tarde foi igualmente fantástica. Na verdade, começou com condições ideais, vento Leste 8 – 12 nós, a cair à medida que a tarde avançava.

17:00h UTC, Leste a amainar e mar chão.

Começou então aquele espectáculo sempre fantástico em que os artistas são os golfinhos. Assistimos ao vivo e na primeira fila, à exibição de saltos e piruetas, a cargo de uma família numerosa de golfinhos, (para a APFN- Associação Portuguesa de Famílias Numerosas bastaria 3 filhos ou mais), neste caso eram mais de 20.

Pelas 18:00 os senhores golfinhos acabaram a actuação com um espectáculo de luz e cor: surgiu um pôr-do-sol com cores de amarelo-dourado-cor-de-laranja e cor de rosa, a iluminar o final da actuação.

Fotos de imagens fantásticas, 1 milha ao largo do molhe da Foz, em anexo.

Obrigado pela companhia e um abraço a todos.

Alberto Neves


até sempre!



1 comentário:

  1. A missa de sétimo dia do Alberto será terça feira dia 2 de fevereiro pelas 18.30h na igreja de Santo Ovídio em Vila Nova de Gaia.
    Ana Paula Dias

    ResponderEliminar