sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Momentos de 2010 - VI

É o "benjamim" da frota! Já falei dele aqui neste blog, ainda não o "baptizei" e mal o experimentei.
É um Laser Pico, embarcação ligeira para levar "debaixo do braço" para qualquer lado (tal é o vício...), e brincar com a família e amigos.
Fácil de aparelhar, fácil de colocar na areia e na água, com brisa que quase não se nota, lá anda ele, estável, muito bem, rapidinho, 175 kg de carga (já experimentei, não foi ao fundo e ficou navegável), homologado para 1 a 3 tripulantes, um poço todo desimpedido com o patilhão no fundo, ergonómico, monta uma vela de estai pequena também (que ainda não experimentei). Meia dúzia de vezes que saí com vento fraco e muito fraco, a avaliação foi muito positiva, aguardo agora novas experiências para a Primavera.
É mais curto que um Laser Standart (3,5 m contra 4,20 m ), mais largo (1,43 m conta 1,39 m), ligeiramente mais pesado (70 kg contra 60 Kg), com uma área vélica inferior (5,14 m2 contra 7 m2 no Laser Standart e 5,76 no radial).
Tendo em conta o programa previsto, para já ultrapassou a minha expectativa. Novas experiências se esperam para a Primavera!
No site da Laser Performance ou no Youtube, pode-se ver quem brinque radicalmente com esta peça...
video 1
video 2
video 3

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Momentos de 2010 - V

Ria de Aveiro
De manhã ou ao fim do dia, nos momentos de maior calmia, é quando a ria mostra o seu maior encanto.
São kilómetros de canais e margens para explorar onde o encontro com todo o tipo de aves é relativamente comum, cegonhas, andorinhas do mar, etc,
Mais que um exercício físico, é um descanso mental. No meio do silêncio, das águas planas, longe do rebuliço no meio do nada..., melhor no meio da natureza, praticar exercício, contemplar. É puro relax! É chegar, colocar na água e partir...
Não é com o kayak que levo para as ondas e mar, mas sim com outro kayak modelo "Pamlico 145 T" da Wildness Systmens (USA), 4,42 metros de comprimento, 70 cm de largura, 30 kg,  casco em V, para 2 pessoas, com um grande poço, com uns acentos ajustáveis muito cómodos, adequado para longas distâncias a uma velocidade razoável em águas abrigadas, que nos damos ao "luxo" de ter muitos momentos como os que acima começei a descrever.
Só quando se atravessa forte corrente, em especial com vento forte, em que se forma mareta, é que a "coisa" fica bem mais  técnica... Nestes momentos a voz de comando tem que se fazer ouvir, mareando a "embarcação" em segurança e no melhor caminho para se atingir o destino. Capotar não é fácil, mas também não é difícil para quem não sabe e é imprevidente. Importa ter respeito aos elementos e manter o equipamento de segurança sempre presente (coletes sempre vestidos, reservatórios insufláveis, âncora minúscula, cabo de socorro de arremesso, sirene, saco impermeável para telemóvel, impermeável à mão...uma sandoca, água, água.
Com 2 pessoas, exige coordenação e conhecimento do comportamento da canoa, para não se andar sempre aos S's (não utilizo leme), negociar o vento lateral e a corrente (procurando as margens e locais da ria ou rio que nos favorecem o andamento). Importante é um bom planeamento do percurso: 1/2 hora de percurso a favor da corrente se transforma no dobro ou mais no caminho do regresso...ou quando o vento sobe... é quase como navegar à vela no mar...
Esta canoa tem uma particularidade: é possível deslocar um dos acentos para uma posição central, colocando o remador no centro da embarcação, permitindo assim que uma só pessoa a governe facilmente.
Na prateleira agora no Inverno, junto com os outros "brinquedos", espera e desespera por melhores dias...A Primavera vem aí.
Haja saúde!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Momentos de 2010 - IV

Simples, barato, prazer máximo.
As ondas, a descida, o surfar rastejante, o mergulhar, a "máquina de lavar", o vai ou não vai, o olhar para a praia, a adrenalina, o esforço físico, o cálculo do risco e dos limites, a leitura das correntes, o fundo, por onde se sai, por onde se entra, nós e o mar, sem intermediários... às vezes fica-se em terra a olhar... mar com demasiado "power", às vezes está "glass". Inside, outside, esquerda, direita...
O prazer de cortar  a crista da onda ao fim da tarde a olhar para o sol, a praia já praticamente deserta de Verão, o corpo imerso, o "cota" feito puto, os "putos" da minha idade, os "putos" filhos dos meus amigos, a "famelga" a chamar pelo pessoal a avisar que já é tarde... Braço no ar, é só mais umaaaaaaaaaaaaaaaaa!
A minha admiração e espanto por quem sabe mesmo disto!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Momentos de 2010 - III

2010 - Gafanha da Encarnação, Ria de Aveiro
É o prazer puro da vela...um casco mínimo, uma retranca, uma vela.
Planar num ajuste contínuo da prancha, da vela, negociando a mareta ou a vaga, o vento, as refregas...olhar para a superfície espelhada da água, o sol, o vento, a velocidade, o esforço, a adrenalina... Começei em 1983 com uma Mike Davis, divisão II, um autêntico petroleiro... ,que depois de uma tarde a puxar, a puxar... na hora da atravessia da praia e a de colocar em cima do carro, pesava, pesava...!

1983 - Cabedelo, Foz do Douro (primeiros passos...)

Equipamento mais moderno se seguiu, num progresso tecnológico fantástico, nas pranchas e em especial nas velas. Foram anos de entradas e saídas para o mar, com frio e calor, com sol e chuva, agora em águas mais abrigadas, ainda sem restrição de vento, mas com vaga e temperatura mais controlada... pois a técnica já não é a mesma... 
Admiração pelo desempenho de alguns amigos windsurfistas, como o Rui do Saplico III.
Os primeiros amigos destas andanças, Vitor, Manel, os restantes amigos e os excelentes momentos que passamos.
O tempo de Verão, saída e chegada, a namorada tornada família até hoje, os filhotes. 
Este Verão o prazer ainda continuou, venha o próximo!
Haja saúde!

domingo, 26 de dezembro de 2010

Momentos de 2010 - II



Sair e chegar à  praia, não há igual.  E depois "kayacar" ao longo da praia, passar a zona de rebentação, surfar, virar....quando o mar se zanga ou a azelhice impera... Puro divertimento.
Muita "malta" ainda não descobriu que a coisa menos divertida é estar deitado ao sol...
É um kayac sit-on-top polivalente, indestrutível, que dá para umas surfadas, também para passeio e de acessível manejo na "borda de água" para quem quiser experimentar. Há uns bons anos que me acompanha.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Momentos de 2010 - I

Costa Nova, Aveiro
Não há como experimentar! Basta alugar na "Ria Activa", é um New Cat 15, catamara simples e robusto mas que permite umas excelentes sensações. Com mareta e vento moderado, o largo folgado é verdadeiramente fenomenal...
Em todos os Verãos não "abdico" de dar uma volta de vez em quando e de dar o baptismo da vela ou de catamara a muitos amigos e amigas, em especial aos mais jovens de todas as idades...

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal!


Sagres chega a Lisboa

A Sagres chegou hoje a Lisboa depois de mais uma volta ao Mundo.
Vale a pena ler o relato das tempestades que apanhou no Mediterrâneo...Qual cabo Horn, qual Pacífico, qual Índico...

"..Lá fora, caçamos estai, bujarrona de dentro, estai da gávea e mezena baixa e íamos a fazer 8 nós com a ajuda do motor a 2000 rpm. Após o jantar o tempo começou a piorar e à meia-noite rasgou-se o estai com um vento de apenas 30 nós. Às 7 da manhã o estai da gávea revelou algumas costuras a ceder no punho da escota e mandámos carregar para ser reparado. Mas não fomos a tempo porque a vela se esfarrapou ao carregar. Continuámos apenas com a mezena baixa a estabilizar o balanço que já era forte, mantendo o vento em 30º BB e vergas encostadas a EB. Sempre a crescer, o vento e o mar atingiram valores muito acima das previsões meteorológicas tendo registado 65 nós de vento e 10 metros de ondulação. Quando o vento baixava para os 40 nós era um alívio. O navio alternava entre 1 nó avante e um nó a ré..."

http://www1.rtp.pt/icmblogs/rtp/sagres/

PlanetSolar

A seguir a aventura desta revolucionária embarcação movida a enregia solar

"...Voilà maintenant plus de deux mois que nous avons quitté Monaco. Notre navire solaire a déjà traversé la Méditerranée, l'Océan Atlantique, la Mer des Caraïbes, franchi les Détroits de Floride et du Yucatan. Nous avons fait escale sur trois continents de notre planète bleue. Nous avons parcouru plus de 7'000 milles nautiques (13'000 km), soit le quart de la distance de notre tour du monde..."
http://www.planetsolar.org/

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Reservatório inesgotável

Diálogo entre Colbert e Mazarino durante o reinado de Luís XIV (peça de teatro , LE DIABLE ROUGE, de Antoine Rault, 2008, ver em http://www.christophelidon.fr/pagepiecediablerouge.html)

"Colbert: Para encontrar dinheiro, há um momento em que enganar [o contribuinte] já não é possível. Eu gostaria, Senhor Superintendente, que me explicasse como é que é possível continuar a gastar quando já se está endividado até ao pescoço...
Mazarino: Se se é um simples mortal, claro está, quando se está coberto de dívidas, vai-se parar à prisão. Mas o Estado... o Estado, esse, é diferente!!! Não se pode mandar o Estado para a prisão. Então, ele continua a endividar-se... Todos os Estados o fazem!
Colbert: Ah sim? O Senhor acha isso mesmo ? Contudo, precisamos de dinheiro. E como é que havemos de o obter se já criámos todos os impostos imagináveis?
Mazarino: Criam-se outros.
Colbert: Mas já não podemos lançar mais impostos sobre os pobres.
Mazarino: Sim, é impossível.
Colbert: E então os ricos?
Mazarino: Os ricos também não. Eles não gastariam mais. Um rico que gasta faz viver centenas de pobres.
Colbert: Então como havemos de fazer?
Mazarino: Colbert! Tu pensas como um queijo, como um penico de um doente! Há uma quantidade enorme de gente entre os ricos e os pobres: os que trabalham sonhando em vir a enriquecer e temendo ficarem pobres. É a esses que devemos lançar mais impostos, cada vez mais, sempre mais! Esses, quanto mais lhes tirarmos mais eles trabalharão para compensarem o que lhes tirámos. É um reservatório inesgotável."

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Jantar de Natal dos Amigos da Vela - 14 de Dezembro

Este foi o terceiro ano em que os "Amigos da Vela" de Leixões (para ser amigo da vela, basta aparecer para velejar) se encontraram num jantar de Natal, desta vez no restaurante "O Casarão do Castelo" em Leça da Palmeira, para confraternizar, falar de coisas do mar e dos barcos.
O primeiro jantar foi em Dezembro de 2008 e foi o pontapé de saída para a iniciativa dos percursos à vela que até à data se têm realizado de forma continuada, proporcionando muitos momentos de prazer e boa disposição. De realçar a presença este ano de amigos da Direcção da ANR - Associação Náutica que recentemente comemorou o seu primeiro aniversário.
Foram 18 participantes, 16 veleiros representados, 4 que gostariam de estar mas não puderam, mais a lembrança de outros amigos que não estiveram mas que nos lembramos com amizade, e que fazem parte deste "património" dos "Amigos da Vela", das "Regatas de Amizade" de outros tempos, das novas regatas e cruzeiros, de todos as iniciativas e momentos no mar e pelas coisas do mar, à volta da marina ou à volta de uma mesa...
Bem hajam! Mais um momento para recordar!

Participantes:
 - "Le Petit Prince" (1)
- "Nuberu" (1)
- "Moby Dick" (2)
- "Ana Margarida" (1)
- "Athena" (1)
- "Thalassa" (1)
- "Hurry Can" (1)
- "Salpico III" (1)
- "Swallow" (1)
- "Pagim" (2)
- "Ninas" (1)
- Ricardo G. (1)
- "Gindungo" (1)
- "Nikita" (1)
- "Casik" (1)
- Pnine (1)

Não puderam participar mas enviaram mensagem:
- "Scherzino"
- "Rá"
- "Kikas"
- "Lorelei"

sábado, 4 de dezembro de 2010

Mar e neve...mais um percurso à vela

Em manhã fria, mar chão e vento de leste, sudeste, fraco, alguns amigos da vela de Leixões fizeram mais um percurso, desta vez até à bóia da Madalena.
“Ana Margarida”, “Anthineia”, “Athena”, “Hurry Can”, “Moby Dick”, “Le Petit Prince”, “Scherzino”, e “Pagim” embarcado, foram os 7 + 1 veleiros que beneficiaram de uma manhã excelente para a vela, fria é certa, mas com uma visibilidade tremenda que permitia ver neve para além da linha da costa, tudo indica uns bons 30 km em linha recta para as serras de Arouca. Estar no mar, velejar, ver neve na serra, fantástico!
Uma estreia: “Hurry Can” de seu nome, um Pogo 1, que substituindo o “Clipper” que foi navegar para outros mares, mostrou a sua graça e potencialidade. Promete grandes planadelas…
Um manhã de fim de Outono a não esquecer, 2 horas de vela, muito melhor do que se esperava. O resto é o costume: conversas do mar e dos barcos como a “gente” gosta, à volta de uma (boa) mesa!
Haja saúde, amigos e …bons ventos!

Aniversário da ANR

Foi no passado dia 30 de Novembro que mais de 100 pessoas participaram no jantar comemorativo do 1º Aniversário e de Natal em Vila do Conde. Um verdadeira prova de interesse, carinho e de adesão por esta iniciativa. Os amigos que vão ao leme desta associação estão de parabéns! Bons ventos para a ANR!
Alguns amigos da vela de Leixões, alguns também associados da ANR marcaram presença no evento.
De salientar o programa de cruzeiros e de regatas já planeadas para 2011 e que foi apresentado.
Desafios e oportunidades para muitos amigos da vela de Leixões, que não deixarão de aderir, na medida das suas embarcações e artes de marear, a algumas das iniciativas.
Bons ventos!
http://www.anauticaderecreio.com/

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Percurso à Vela - este sábado, dia 04 de Dezembro

Como costume:
10:00 encontro na marina, decisão sobre o percurso
11:00 largada
13:00 almoço (Brisamar)

Previsão meteorológica: sudeste, até ao fim da manhã 10 nós, rajadas 15 a 17 nós ao início da tarde, vaga inferior a 1 metro a subir para a tarde também, tempo a piorar com vento a subir e rondando para sul, "inegociável" para o fim do dia e Domingo...Temos uma janela de oportunidade durante a manhã de sábado, há que aproveitar!

Bons Ventos!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Eileen of Avoca

Esteve em Leixões e passou despercebido a muita gente. O amigo António Soares tirou umas  fotos e descobriu o blog que descreve as viagens desde 2007.
Este pequeno grande veleiro (Yarmouth23), saiu de Inglaterra, rumou à Bélgica, atravessou os canais belgas e franceses, entrou no Mediterrâneo, Corsega, Itália, Grécia, regressou via Gibraltar, subiu a costa Portuguesa, Gijon, atravessou a Biscaia, regressou a inglaterra, saiu, atravessou a Biscaia, Corunha, ....., Leixões....Marrocos, Canárias e vai para o outro lado do Atlântico.
Basta ter uma alma grande de velejador marinheiro aventureiro...e uma boa e estimada embarcação.
Isto tudo num 23" classico. Normalmente faz 4,5 kts.
http://ifno.info/blog/

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Jantares e mareações...

Dia 30 de Novembro, a ANR - Associação Náutica de Recreio vai organizar o seu jantar comemorativo do seu 1º Aniversário e jantar de Natal.
Mais informações em  http://www.anauticaderecreio.com/

Entretanto é já este sábado... Percurso à vela: Leixões - 04 de Dezembro

Um pouco mais tarde, no dia 14 de Dezembro, os "amigos da vela" realizam o seu jantar anual. Foi em 2008 que tudo começou numa iniciativa de alguns amigos. Importa recordar o que neste blog foi dito em Dezembro de 2008:
"Em noite fria de Inverno, "navegou-se" à vista da lareira por entre um agradável repasto e mais que recomendável bebida dos deuses. No meio contaram-se histórias e novidades.
Do alegre convívio ficou a promessa de fazer crescer este grupo de amigos e de se organizar algumas iniciativas para 2009 que possibilitem o convívio entre todos e a partilha do imenso gosto pelo mar e prazer de velejar."
Parece que a promessa se está a cumprir!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Alinghi renuncia à Taça América

O sindicato suíço Alinghi, duas vezes vencedor da Taça América, anunciou que vai renunciar à próxima edição da mais antiga prova de vela mundial, em 2013.
«Após um exame pormenorizado ao protocolo [regulamento] e a outras iniciativas levadas a cabo pelo detentor do troféu [Team BMW Oracle] e pelo desafiador italiano [o sindicato italiano Mascalzone Latino], o Alinghi concluiu que as condições tornam impossível a participação na 34.ª Taça América», lia-se num comunicado da equipa helvética que, assim, seguiu o exemplo dos britânicos Team Origin, liderados pelo tricampeão olímpico Ben Ainslie, e dos alemães do Team Germany, que nas últimas semanas abdicaram da participação no evento.
23:18 - 25-11-2010 - www.abola.pt

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Aviso importante: roubo!

ÚLTIMA HORA!
O ARIANE já apareceu, juntamente com todo o conjunto - pick-up, atrelado e barco!
Parece que apenas se regista um vidro partido da pick-up!
Assim sendo esta situação teve um final feliz!
Foi encontrado pela GNR, perto de Montalegre...


De amigos, aqui vai o aviso:
"Durante a madrugada de hoje, em Mirandela, o nosso amigo e associado da ANR, Alberto Teixeira, tinha a sua pick-up com o atrelado e veleiro ARIANE (Mcgregor 26), estacionados frente à sua residência.

Quando às seis horas da manhã se preparava para vir para o Porto, deparou com o espaço vazio!
Já apresentou queixa nas autoridades locais, não havendo até ao momento qualquer novidade.
Para divulgação, fica o facto narrado, juntando-se os seguintes elementos identificativos:
Mitsubishi L200, matricula 30-71-MX de côr verde e cinza matalizada)
Reboque da embarcação matricula AV 28148
Veleiro ARIANE (Mcgregor) com registo 13612PT5"

Quem quiser aceder ao site do Ariane, aqui vai http://arianeoveleiro.blogspot.com/

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Percurso à Vela - 20 de Novembro!

S. Pedro não colaborou... mas ficou o café e a conversa


Programa:

10:00 encontro na marina, confirmação das condições meteorológicas, sair ou não sair, e IMPORTANTE, confirmação de quem alinha no almoço!

11:00 largar pano...

13:00 almoço no Brisamar (confirmação das presenças no início da manhã para se marcar mesa)

Disse o Moby Dick, que aparece nem que seja para tomar um café...

Bons Ventos!

sábado, 30 de outubro de 2010

Rota do Rum - Largada 31 de Outubro

Foi este Domingo que os 84 (oitenta e quatro!) concorrentes largaram de St Malo para mais um fantástico percurso oceânico em solitário.
Como cá... centenas de milhares de pessoas a assistir , dezenas de milhar em plena água em centenas de embarcações, uma cobertura mediática só ao nível de países que gostam mesmo da vela e que têm uma indústria poderosa a promover.

http://www.routedurhum-labanquepostale.com/fr

sábado, 16 de outubro de 2010

Percurso à vela 16 de Outubro


Ana Margarida, Anthineia, Athena, Clipper, Le Petit Prince, Pagim, Moby Dick, Pepajo, Salpico III, Sprint, Swallow, Thalassa, 12 veleiros, fizeram o percurso de 8 milhas entre a bacia de Leixões e a praia da Madalena e regresso (uns rondando a boia de fora, outros a de dentro...), num mar chão e vento leste (vento médio de 8 a 10 nós, rajadas até aos 15 nós?), sol, azul, visibilidade, temperatura mais que agradável.
Uma manhã bonita.
No fim o almoço para os amigos que alinharam.
Mais um dia de vela e de conversa sobre... veleiros.
De que mais vale a pena falar nestes tempos?
O registo fotográfico do costume para mais tarde recordar.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

16 de Outubro - Próximo sábado - Percurso à vela - Leixões

Depois do interregno do Verão, parece que amigos de Leixões vão recomeçar os percursos à vela. A receita é sempre a mesma, fazer um percurso à vela em conjunto, boa disposição, sentar a uma mesa, conviver!

10:00 Encontro na Marina junto ao Sport
11:00 largada na bacia de Leixões
Percurso (a confirmar): ir à Boia da Madalena e regressar
Almoço no fim (a combinar no encontro inicial)

Também há regatas em Vila do Conde co-organizadas pelos amigos da ANR. Para quem não quiser ir tão longe e conviver um pouco, basta aparecer!
O tempo parece que vai estar bom...demais.. sol mas vento fraco, fraco...
Vamos ver para crer!
Responderam para já à chamada Moby Dick, Ana Margarida, Clipper, Le Petit Prince, Pagi...

Bons Ventos!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Laser Pico


Fácil de transportar, mais fácil e rápido de montar que uma prancha de windsurf, precisa de pouco vento para andar, plana num instante, estável (não esquecer que estamos a falar de vela ligeira, um veleiro que pesa 60kg), durável e resistente.
Um prazer. Não é windsurf, mas é uma coisa que desliza muito bem, reaje como uma pena e e nas rajadas...o coração às vezes fica a saltar...
Leva-se para qualquer lado, sai-se da praia, uma delícia para o bom tempo e para brincar com a família e amigos. Monta também uma vela de estai para quando se levar um proa, ficar a fazer qualquer coisa...
Não está obviamente à venda...para muitos anos usar e gozar. Haja saúde e companhia!

domingo, 26 de setembro de 2010

Moby Dick volta ao mar

Moby Dick saiu para o mar este sábado.
Terceira muda de vela de estai, com um rizo na grande pelo meio foi a resposta a um vento que se fez em crescendo sentir, desde a horas que saimos (12h30) até à hora que chegamos (15:00). Mar com muita vaga de vento, revolto, parecia zangado com qualquer coisa...(a foto engana...)
As obras do cais de cruzeiros lá avançam e lá dentro a anunciada nova marina. Espero que deixem ficar uma rampa de acesso livre à água...País de marinheiros que corta o acesso ao mar a tudo o que é "coisa" que flutue, canoa, barquitos, barcos pneumáticos, pranchas, veleiritos, o que seja.
Bem , "jornada" de vela dura mas... valeu. A vida é bela.
Bons ventos!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Acabou o Verão

Os anos passam depressa como o vento, e se não colocamos cobro a esta voragem do tempo, criando factos e registando memórias, realizando sonhos, partilhando momentos... a vida fica... como um mar sem maresia.
Acabado o Verão, as férias, os amigos e "brinquedos" de água e não só, os fins de semana de luz, é tempo de voltar a aturar a desgovernança sem pudor deste Portugal, é tempo de entrar no "TGV" de todos os dias.
E nos "intervalos" fazer novas (velhas) coisas. Fazer vela com os amigos de Leixões, caminhar pelas aldeias e serras noutras andanças, a casa, a família, os amigos, os espaços e paisagens do Outono...
E depois o Inverno com as suas coisas boas... a lareira que se há-de acender todos os dias e a Primavera que vem a seguir...
Haja saúde!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Surf num Figaro...



Nicolas Bérenger fazendo surf com o seu próprio Figaro, sem ninguém a bordo... E esta hem?

terça-feira, 13 de julho de 2010

Boas Férias!

Tempo de Verão, tempo de férias, tempo para "carregar baterias", mar, ondas, viagem, brinquedos da praia, família e amigos.
Sobra pouco tempo para o blog. Também merece férias...
Boas férias a todos, e bons ventos para quem anda por esses mares fora!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Constrastes ao pôr do Sol

Vagueira - 19 de Junho de 2010

Viva o S. João do Porto! Viva o Verão!

São João, São João, S. João!
Apesar de ser um santo festejado por toda a Europa, é no Porto que de modo único esse festejo acontece, ao ponto de se poder dizer que S.João é tripeiro!
É uma grande festa popular, de alhos porros, martelos de plástico, manjericos, sardinha assada, caldo verde, "comes", música, de passeio e convívio pelas ruas durante toda a noite. Uma festa única que há que divulgar e preservar!
Recordo os tempos em que ia para a "Baixa" a pé, a saltar as fogueiras ao longos das ruas, em grupo imenso de rapazes e raparigas. Depois de muito festejo, a meio da noite partia-se para a Boavista, Foz, e para a praia e só de manhã se regressava a casa...
Hoje em dia a festa começa na Ribeira para ver o Fogo de artifício à meia-noite e depois estende-se por toda a Cidade e só termina ao Nascer do Sol.
É o festejo da entrada do Verão. Viva o Verão!
E para quem gostar (quem não gosta?), não esquecer a Regata dos Barcos Rabelos, para além do anho e do cabrito...tudo no dia 24!

XXVII REGATA DE BARCOS RABELOS

24 de Junho  - 12:30
Partida: Cabedelo junto à Foz do Rio Douro
Chegada: Ponte Luís I
Org. Confraria do Vinho do Porto

http://www.visitporto.travel/saojoao/

19 de Junho


Muitos amigos enviaram mensagem que não podiam aparecer. Regatas em Vila do Conde, compromissos diversos. Os santos populares e a nortada rija que se prolongava já por vários dias e que se adivinhava para sábado, parece que também não ajudou.
Eram 10:30, o caminho era para fora e sem percurso definido: Moby Dick e o Le Petit Prince. Condições de vento e mar já um pouco rijas, mas ainda assim com o pano todo acima no Moby Dick.
Sol, mar azul, vento e vaga quanto basta, é o Verão, foi excelente! Oeste, Norte, Sul, Oeste, Este, Sul, Norte, esta malta deve ser doida...
Mais tarde apareceu o Capitoto, o que pemitiu partilhar uns rumos com o Moby Dick para Oeste e regresso já com o vento a subir. Um rumo ao longo da praia e ao longo da costa a meio caminho da Foz do Douro e um regresso por volta das 12:30 já com vento mais acima... 17, 18, 20 nós? (anemómetro no saco...). Um riso e a "coisa ficou mais composta.
Na entrada também o Sport Spirit.
Não houve percurso como de costume, mas houve saída para o mar,  14 milhas em números redondos para o Moby Dick (e almoço com os amigos do Athena)
Como dizem os brasileiros, valeu!
Venha o S. João!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Começou a época

Inventado há cerca de 35 anos, o windsurf (ou prancha à vela) é uma modalidade náutica fantástica, modalidade que pratico desde 1982, muitos anos durante todo o ano (muitas vezes com o nosso amigo Rui do Salpico a partir da praia de Matosinhos, o António Soares também lá passou), agora só no Verão.
Vento (15, 20, 25 nós... venha ele que não há problema..., água, o planar, a água debaixo dos pés, a vela nas nossas mãos, a perpectiva da água a correr, a vaga de vento, o movimento coordenado da vela, do mastro, do corpo, das pernas, da prancha, a vaga, a mareação, a velocidade... não é possível resistir. Escolhe-se a prancha, escolhe-se a vela, é só largar!
Exigente quanto à condição física do praticante (mínima), enquanto se puder...
O material evoluiu drasticamente e existe agora equipamento (prancha e velas e Cª Lda) muito amigável para um principiante.
Este sábado, com vento acima dos 15 nós, iniciei a temporada.

domingo, 13 de junho de 2010

Roberto (Beto) Pandiani

"Em 1994, aconteceu a expedição “Entre Trópicos“, que saiu de Miami e chegou à Ilha Bela, no litoral de São Paulo, e levou quatro velejadores durante 289 dias no mar, em dois catamarãs sem cabine de 21 pés. A segunda viagem foi a “Rota Austral“, realizada de 2000 para 2001, no mesmo tipo de embarcação sem cabine, numa extensão de 4.500 milhas. A equipe saiu do Chile e passou pelo lado externo do Cabo Horn, até chegar ao Rio de Janeiro, outra viagem com roteiro inédito.
No ano de 2003, na “Travessia do Drake”, viagem também em um catamaran de 21 pés, o primeiro barco sem cabine alcançou a Antártica.
Em 2004, “Atlantic 1000”, a regata de 1000 milhas na costa leste americana foi concluída com êxito, e, no ano de 2005, a expedição “Rota Boreal”, percorreu-se, de Nova Iorque à Groenlândia, uma distância de 5.500 km.
Nos anos de 2007 e 2008, juntamente com Igor Bely, realizou a “Travessia do Pacífico”, a mais longa de todas as viagens. Foram 120 dias entre o Chile e a Austrália em um catamaran sem cabine de 25 pés."

O que se seguirá mais? Fantástico velejador, marinheiro e aventureiro, cujas travessias muita gente fará sonhar. A merecer uma demorada visita ao seu site http://www.betopandiani.com.br/

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Viva a Nortada!


Prenúncio de sol e do calor, aí está!
Hoje, Domingo, o Moby Dick fez-se ao mar.
1º riso na grande já na saída para uma navegação mais tranquila, rajadas a passar francamente os 20 nós, carneirada, temperatura agradável mas a não dispensar o impermeável...
Duas vezes se fez ao Norte, atingindo pelo través e ao largo a Boa Nova, rumando para fora e depois "descendo" com o vento em popa folgada.
Uma pequena avaria com a vela de estai, rapidamente substituída por uma mais pequena e pesada...até isto se devia treinar no meio das vagas...
Sport Spirit, vela ligeira, alguns veleiros de "viajantes" a chegar e a sair, no regresso o Thalassa no "mar da praia de Matosinhos",  mas pouca gente no mar...
É Domingo.

sábado, 15 de maio de 2010

Hora e meia para Norte, downwind para almoço!

Ágil, Athena, Clipper, Moby Dick, Nuberu, Le Petit Prince e representante do Ana Margarida a bordo, partiram para mais um percurso à Vela em Leixões.
Foi 1 hora e meia de navegação para Norte, com início às 10:30. Vento de noroeste a subir, mar com vaga de vento e vaga de fundo, por vezes acima do 1,5 metros, obrigou a uma mareação à bolina rija e por vezes molhada. Moby Dick adiantou-se de forma significativa a toda a frota, atingindo à horas de viragem (12:00) praticamente a praia da Memória pelo través. A essa mesma hora, a restante frota que ia mais atrás, uns mais por dentro, outros mais por fora, iniciou o caminho de regresso.
Pontos mais a Norte alcançados:
Moby Dick: N 41º 13.247´ (W008º 44.387´)
Clipper
Le Petit Prince: N41º 12.755'
Ágil:
Nuberu;
Athena:
A chegada a Leixões, já praticamente com todos veleiros juntos, aconteceu por volta das 12:45 (os mais rápidos foram mais longe, mas no regresso conseguiram recuperar a distância para os mais lentos). O vento já apresentava rajadas de 20 nós...
Como de costume, almoço de confraternização, histórias do mar e não só, boa disposição!
Mais um percurso dos Amigos da Vela, mais um dia para recordar!
Bons Ventos!



Amigos da Vela - 15 de Maio