sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

VIXEN: volta ao mundo num 34 pés



John Atkin projectou em 1950 um veleiro de 34 pés para James Stark de Miami , Florida.
Colocado na água e baptizado com o nome Vixen em 1952, este veleiro navegou pelo mundo fora  durante 8 anos, pela mão do seu proprietário James Stark e sua esposa.
Em 1958, Vixen foi vendido e nos anos seguintes passou por uma série de proprietários, acabando em Port Towsend, Washington, onde foi restaurado por Les Shnick e Libby Shnick.
Em Setembro de 2002, Bruce Halabisky e sua esposa Tiffany viram o veleiro na fase final de restauro e como estava à venda, decidiram comprá-lo. Venderam tudo o que tinham e ...voilá!
Levaram  Vixens para o Canadá e este passou a ser a sua nova casa.
Os 2 anos seguintes foram dedicados a economizar dinheiro e conhecer Vixen. Em junho de 2004, Bruce e Tiffany casaram e deixaram Victoria no Canadá rumo a Hilo no Havai, levando a bordo mais 2 tripulantes, o pai e a irmã de Tiffany. 24 dias depois chegavam ao Havai!
Nove anos passaram desde essa data, tendo já cruzado os três principais oceanos, visitados mais de vinte países. Nesta demanda, estiveram parados ano e meio na Nova Zelândia, onde nasceu a primeira filha Solianna, tendo já em 2010 nascido a segunda filha, Seffa Jane.
Autênticos embaixadores do mundo pelos três oceanos, fazem sonhar muita gente... e Vixen, um senhor veleiro de madeira com mais de 60 anos, uma lindíssima embarcação, ainda muito tem para dar!
E esta história podia ser igual a outras, se não se desse o caso do caminho de Vixen e sua tripulação se ter cruzado com o caminho dos nossos amigos que a bordo do Bonny Blue foram aos Açores no Verão passado! Estiveram lado a lado na marina do Faial, conviveram, tendo aparecido no vídeo que os nossos amigos fizeram,  no momento da despedida para regresso a Leixões.
Um site e blog muito interessante a acompanhar!
Bruce, Tiffany, Solianna and Jane, thanks for sharing your history and voyages.
Good winds!

Sem comentários:

Enviar um comentário