quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Volvo Ocean Race, notícias!

Abu Dhabi já está de volta!
O veleiro Azzam do Team Abu Dhabi, que partiu o mastro no dia em que partiu de Alicante, já está de novo em acção. Depois de ter regressado a Alicante para colocar um novo mastro, o Azzam terá agora de refazer as cerca de 45 milhas até ao local onde o acidente se deu. Só aí poderá retomar a regata.

Segundo o seu skipper, Ian Walker, deverão chegar ao local cerca das 2:00 UTC/GMT. No entanto, durante o trajecto, a prioridade é verificar o estado do barco e da reparação e não a velocidade. Por um lado, neste momento desconfiam de tudo. Por outro lado, é bom que garantam que tudo está em condições antes de arriscar, pois neste momento não há mastro de reserva…
De facto, não é normal montar um mastro novo, (depois de o anterior ter partido no mar) e, mal ele está montado, partir de noite pelo mar dentro… mas neste momento, não há tempo para mais.
Tudo tem de ser testado "sem rede"…
Como diz Ian Walker, isto "é como cair de um cavalo… é preciso tempo para reganhar a confiança, mas o que tem de se fazer é voltar a montar de imediato…"
Veremos se o resultado da reparação é o que se espera.
Entretanto o Sanya Lan do Mike Sunderson seguirá de Motril para Gibraltar na sexta feira num camião Volvo, onde embarcará num cargueiro da Maersk Line que sairá para Cape Town no domingo ou segunda de manhã. Deverá chegar ao local (depois de mais um passeio de camião) a 28 ou 29 de Novembro. Uma equipa de reparação está já a preparar-se para refazer a parte do casco que ficou danificada. Este tem mais "trabalhos manuais"…O casco será cortado e a parte danificada substituída por outra que entretanto está a ser fabricada em Cape Town.

Mário Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário