quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Volvo Ocean Race, notícias!

Mais notícias do nosso correspondente...

Ken Read, skipper do Mar Mostro / Puma, já tem um plano para resolver o "pequeno problema" que tem em mãos: um mastro sobressalente está já a caminho de Cape Town.
A terra mais próxima é Tristão da Cunha. É para lá que se dirigem neste momento.Não há aeroporto em Tristão da Cunha. Tem 275 habitantes e só se pode chegar lá de barco.
Foi feito um acordo com um navio, o Zim Monaco, para se encontrar com eles hoje pelas 18:00 e descarregar 450 litros de gasóleo. Com isto, eles vão conseguir sobreviver até Tristão da Cunha. Vão poder "fazer" água e vão poder pôr o motor a ajudar a fazer as 700 milhas que os separam da ilhota.
 Entretanto, haverá um cargueiro que se dirige também para Tristão da Cunha. Este navio está equipado com uma grua autónoma capaz de levantar o Mar Mostro e pousá-lo num berço que a tripulação de terra entretanto terá preparado a bordo para o efeito.
O veleiro será assim transportado para Cape Town nesse navio.
Há um pormenor adicional. O porto de Tristão da Cunha não tem profundidade para poderem entrar. Por isso a "carga" terá de ser feita no mar...
Quando chegarem a Cape, terão de recolocar o barco em condições o mais rapidamente possível para a regata In-Port.
Tudo isto foi conseguido pelo telefone, coordenando as actividades de todos os envolvidos...
Este é o Plano!
Mas, como diz Ken Read: "Claro que as coisas NÃO vão acontecer de acordo com este plano... Mas não tenham dúvidas de que vamos fazê-lo na mesma. Não se surpreendam quando o Mar Mostro aparecer na regata In-Port..."
 Boa sorte a todos, digo eu. Bem precisam

Mário Tavares da Silva
Volco Car Corporation

Sem comentários:

Enviar um comentário