quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Enjoo no mar

Ouço à muitos anos uma história da boca de marinheiros de barba rija: as fases do enjoo...
- A 1ª é quando o "enjoado" se sente tão mal tão mal, que pensa que vai morrer. Deita tudo cá para fora, o mundo parece que vai acabar, arrepende-se um milhão de vezes de ter embarcado, reza para que o filme acabe e "atura" o resto da tripulação que só lhe grita, "para barlavento"!
Se acham que esta fase é má...
- Depois de sofrer, sofrer, o desgraçado começa a ter consciência que não está a sonhar... já sabe que não está em nenhum filme, que não é possivel fazer um clique e acordar...sente-se muito mal, deita fora o que já não tem, já mal pensa, já mal ouve, começa a desejar ...morrer...:"Ai que só a morte me pode salvar..."
E sofre, sofre...o tempo nunca mais passa, o balanço sempre igual...
E é então que entra na 3ª e última fase deste calvário, quando começa a ter a certeza que nem a morte o vem salvar...! Está entregue a si próprio, está sózinho no mundo, é o seu destino....é o desespero total!

Se há quem brinque com o enjoo (é importante brincar!), também há quem o leve bem a sério, face à importância que assume em milhões de pessoas por esse mundo fora, ao nível da náutica, da aviação, dos transportes em geral. 
Na revista Bateaux de Março de 2010, li um bom artigo sobre esta problemática e sobre os diversas possibilidades para a sua prevenção e tratamento. Existe muita bibliografia acessível sobre o tema também. Vou tentar fazer um resumo.

O enjo é provocado por um conflito dos controladores de equilíbrio vertical do nosso corpo: os olhos, o ouvido interno e os ligamentos (músculos, tendões). Quando estamos numa embarcação que balança, e porque olhamos para os objectos que nos rodeiam, os olhos dizem-nos que está tudo quieto quando o ouvido interno e os nossos sensores espalhados pelo corpo nos dizem o contrário... é uma chatisse, o cérebro tem um conflito de informação com que não sabe lidar. Impossível de dar uma resposta coerente a esta situação de modo a manter o sentido da verticalidade, entra em sobrecarga nervosa, acumulando tanta energia que tem necessidade de a libertar...pelo vómito! Este fenómeno afecta a maior parte dos navegadores, passando na quase totalidade dos casos ao fim de 2 a 3 dias, em que o cérebro começa a desvalorizar a informação que lhe chega do ouvido interno. Só cerca de 5% dos navegadores é que permanecem de forma durável com enjoo (e só 5% dos navegadores é que nunca enjoaram...). Depois de muitos dias no mar, quando se chega a terra...o cérebro que integrou os movimentos da embarcação, guarda a impressão de os receber provocando nos marinheiros a sensação que o solo que pisam está sempre a mexer...(os marinheiros bêbados no cais...)

E como prevenir e tratar o enjoo? Existem muitos medicamentos para prevenir e tratar o enjoo, que nem sempre resultam e com alguns efeitos secundários, sendo o mais importante a sonolência.
Mas o que me chamou a atenção neste artigo foram os outros métodos (sem medicamentos), nomeadamente a reeducação optocinética (?) técnica desenvolvida para os astronautas e que consiste em estimular o ouvido interno graças a exercícios visuais simulando os movimentos do mar, com o objectivo de habituar o cérebro a integrar informações contraditórias! (quem vai ao mar avia-se em terra!).

Mas a solução mais espantosa é a solução proposta pela BOARDINGRING, uns óculos inovadores,  que após colocados...acabam com o enjoo num instante, em 95% dos casos de acordo com os dados do fabricante, e sucesso garantido de acordo com muitos relatos. Notável!
A estética é que não será a melhor, mas mais vale ficar com ar do outro mundo, que enjoado...(como se um enjoado continuasse bonito...)
A solução é um ovo de Colombo! Bastou criar uns óculos que no seu aro (e lateralmente) tivesse um líquido que possibilitasse criar uma linha de horizonte  no campo visual, em consonância com a informação enviada pelo ouvido interno e restantes sensores do corpo.
O enjoo acaba-se em minutos!


Para que se faça constar, não tenho comissão...
Boas compras!

3 comentários:

  1. Um blog sempre com informação e dados interessantes... os meus parabéns. Rui Silva | Blue Seven.

    ResponderEliminar
  2. Os óculos podem ser a minha salvação. Mas antes vou tentar outro método. A descrição que faz do enjoo é bem ajustada. QUERE-SE MORRER ! Eu que ia tão bem e ao fim de 4 horas entrei em Sagres e foi o colapso no abismo. Não saí da Baleeira. Essa dos 3 dias dá-me esperança de conseguir velejar até Cabo Verde pelo menos ainda este ano. Excelente.

    ResponderEliminar
  3. Os óculos podem ser a minha salvação. Mas antes vou tentar outro método. A descrição que faz do enjoo é bem ajustada. QUERE-SE MORRER ! Eu que ia tão bem e ao fim de 4 horas entrei em Sagres e foi o colapso no abismo. Não saí da Baleeira. Essa dos 3 dias dá-me esperança de conseguir velejar até Cabo Verde pelo menos ainda este ano. Excelente.

    ResponderEliminar