terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Volvo Ocean Race - notícias!
Depois dos resultados da regata In-Port, em linha com a performance da 1ª etapa, dois dias de mar mudaram tudo.De facto, as condições meteorológicas indefinidas que encontraram no segundo dia, adiaram as decisões estratégicas da maior parte das equipas. Estão todos a tentar andar, independentemente da direcção, esperando condições de baixas pressões que lhes permitam progredir para Este.
Com isto, estão todos próximos, numa vintena de milhas. No meio disto, o Groupama está na frente, a 0,10Nm do Camper, 5,10Nm do Mar Mostro (Puma) 9,60Nm do Sanya, 10,60Nm do Azzam (Abu Dhabi), e ironicamente,o Telefónica a 17,10Nm em último lugar.
A decisão a tomar, perante o SW que começaram a sentir hoje e que lhes permite fazer 17 a 20 kts é: ou seguir para sul, em bolina em busca do vento, até poderem virar para E, ou esperar pela depressão prevista (e atrasada), com vento de W que os leve directamente para E, sem terem de fazer umas centenas de milhas adicionais. Um verdadeiro "dilema"!
Interessante será saber que, uma vez entrados no Índico, todos se vão dirigir para um local secreto, previamente combinado, de onde sairão juntos, escoltados por um trajecto também não divulgado até perto deAbu Dhabi, onde serão "largados" para continuar a regata até ao porto de Abu Dhabi. Isto, devido ao risco de pirataria.
Vou tentar saber mais sobre esta "curiosidade" para reportar amanhã.
Enquanto escrevia estas linhas, o Camper passou o Groupama…
Race Data
A seguir… (mesmo)
Mario Tavares da Silva
Volvo Car Corporation
Com isto, estão todos próximos, numa vintena de milhas. No meio disto, o Groupama está na frente, a 0,10Nm do Camper, 5,10Nm do Mar Mostro (Puma) 9,60Nm do Sanya, 10,60Nm do Azzam (Abu Dhabi), e ironicamente,o Telefónica a 17,10Nm em último lugar.
A decisão a tomar, perante o SW que começaram a sentir hoje e que lhes permite fazer 17 a 20 kts é: ou seguir para sul, em bolina em busca do vento, até poderem virar para E, ou esperar pela depressão prevista (e atrasada), com vento de W que os leve directamente para E, sem terem de fazer umas centenas de milhas adicionais. Um verdadeiro "dilema"!
Interessante será saber que, uma vez entrados no Índico, todos se vão dirigir para um local secreto, previamente combinado, de onde sairão juntos, escoltados por um trajecto também não divulgado até perto deAbu Dhabi, onde serão "largados" para continuar a regata até ao porto de Abu Dhabi. Isto, devido ao risco de pirataria.
Vou tentar saber mais sobre esta "curiosidade" para reportar amanhã.
Enquanto escrevia estas linhas, o Camper passou o Groupama…
Race Data
A seguir… (mesmo)
Mario Tavares da Silva
Volvo Car Corporation
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário