segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Volvo Ocean Race, notícias!

Está a decorrer a primeira noite da segunda etapa da Volvo Ocean Race.
Os veleiros (seis, por enquanto), dirigem-se para o Cabo da Boa Esperança.
Estão todos em forma e enfrentam agora ventos fracos, (9 a 15kts), de proa. Assim, esta noite será de bolina contínua, pois a direcção que devem seguir é SSE e o vento está de 160º a 190º. Estão a navegar ao longo da costa, pelo que não há alternativa, se não fazer bordos e mais bordos.
Neste momento, o Camper está na frente, seguido do Groupama, (a 0,4Nm), o Sanya, (a 2,3Nm), Abu Dahbi, (a 5,3Nm), Puma (a 8Nm) e Telefonica (a 8,3Nm). Se não fosse de noite, viam-se uns aos outros. Mesmo assim, devem ter de pedir "amuras" de vez em quando ao cruzar os bordos da bolina…
Todos conseguiram participar na Regata In-Port, que foi ganha pelo Telefónica, (para não variar) seguido do Camper, Puma, Abu Dhabi, Groupama e Team Sanya.
A Volvo Ocean Race inclui um Troféu adicional: O IWC Speed Challenge Trophy.
Atribuído pela IWC, premeia o barco que percorrer a maior distância real em 24h.
Este record tem vindo a ser batido sistematicamente, estando neste momento em 596Nm.
Estes valores são naturalmente obtidos nos mares do Sul, onde os ventos são extremamente fortes e contínuos. Manter os barcos continuamente no limite, faz com que por vezes as coisas não corram pelo melhor...
Este ano, alguns participantes deverão enfrentar estes desafios com extremo cuidado, pois como dizia o Ken Read "já não temos mais mastros e temos poucas peças disponíveis para mudar"… O mesmo acontece com o Abu Dhabi e mesmo com o Sanya, do Mike Sanderson, que também se mostra muito cauteloso.


Mario Tavares da Silva
Volvo Car Corporation

Sem comentários:

Enviar um comentário