terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Volvo Ocean Race - notícias!

Enquanto a "malta" se prepara para o Natal, a tripulação e a equipa de apoio desta fantástica regata, e o nosso correspondente, claro, não têm descanso! Aqui vão as últimas!

O Groupama está na frente, seguido do Telefónica, a 24 Nm, Puma, Camper e Abu Dhabi. A estratégia de Frank Cammas de se separar da frota e continuar nos mares do sul mais para Este está a resultar. Ao continuar mais para E e guinar depois para NW o Groupama está a navegar agora a um largo, o que lhe permite velocidades que chegam a atingir os 20kts!
Entretanto, os adversários estão a apanhar os mesmos ventos, mas de um ângulo muito mais de bolina, pelo que as velocidades são inferiores. A vantagem do Groupama deverá continuar a aumentar durante mais um dia e meio, mantendo esta diferença de velocidade para os adversários. Neste momento estão a tirar tudo o que o barco dá, tentando aumentar a vantagem até onde for possível. Frank Cammas sabe que quando chegar aos doldrums tudo pode acontecer, pelo é melhor chegar com mais vantagem.
A velocidade é tal e há tanta água pelo ar que quem vai ao leme não consegue ver a proa. Os concorrentes, no entanto, apesar de irem mais devagar, estão ainda mais desconfortáveis, pois além de tudo isto, ainda têm o barco mais inclinado e com um ângulo de vento pior.
Entretanto, ontem o Sanya navegava à frente quando cerca do meio dia se preparavam para virar de bordo. Um dos tripulantes olhou para o mastro antes de virar e viu que havia um problema com um dos brandais de sotavento. A manobra foi abortada e a situação avaliada, tendo-se chegado à conclusão de que o problema era tão grave que se tivessem virado o mastro teria caído…
Mike Sanderson dizia: Bastava que tivesse sido de noite. Se fosse de noite, ninguém via aquele cabo froxo; virávamos e… o mastro caía imediatamente.
Neste momento estão a navegar cautelosamente (provavelmente sempre no mesmo bordo), até Madagáscar, onde o mastro terá de ser reparado.
A equipa de terra e o fornecedor do mastro já têm o plano feito e vão-se encontrar com eles em Madagáscar, onde esperam resolver o problema a tempo de entrar no esquema de protecção contra pirataria.
Como se sabe, dentro de alguns dias a frota encontrar-se-á num porto secreto da costa africana. Aqui, os veleiros serão carregados num cargueiro que os levará para um outro ponto secreto, de onde a regata continuará ao sprint até Abu Dhabi.
Mike Sanderson, numa atitude muito tipicamente dele, dizia: Estamos atrás, mas não estamos fora!!!
Boa sorte!!!

Mário Tavares da Silva
Volvo Car Corporation



Sem comentários:

Enviar um comentário