terça-feira, 30 de abril de 2013

Percurso à Vela, próximo sábado!

É a iniciativa, já tradição, de amigos da vela de Leixões e do Douro que tem como objectivo proporcionar uns momentos de convívio e de navegação à vela em conjunto.
E desta vez, espera-se que possa ser um bom treino para a III Regata do Infante - Troféu Volvo no sábado seguinte, dia 11!
E para participar basta aparecer!
 
O programa é o costume:
 - 10:00h encontro na marina Porto Atlântico junto ao Sport
 - 11:00h largada na saída da bacia de Leixões (percurso: a definir com duração de 2 a 3 horas)

Nota: na ausência de vento durante a manhã, o percurso será reatado durante a tarde com início às 15h00 na bacia de Leixões. As previsões apontam para vento muito fraco durante a manhã e fraco do quadrante noroeste durante a tarde. A ver vamos...

domingo, 28 de abril de 2013

Torre dos Clérigos - 250 anos



Da autoria do arquitecto italiano Nicolau Nasoni, a Torre dos Clérigos é um ex-libris da cidade do Porto. Construída em 1763, esta fantástica torre de 76 metros de altura está situada numa das partes altas do Centro Histórico do Porto, classificado como património Cultural da Humanidade desde 1996.
Esta torre foi durante muitos anos uma referência para a navegação que se fazia à barra do Douro e também o meio mais rápido de se saber na cidade, quem chegava à mesma barra. O navio que era esperado com grande ansiedade era o "vapor da mala real", embarcação que trazia de Londres o dinheiro e as letras de cambio de pagamento dos produtos que tinham sido exportados para Inglaterra. Tive curiosidade em saber de onde viria o nome de mala real e pelos vistos seria  da companhia de navegação proprietário da embarcação: a companhia "Mala Real Portuguesa" ou a  "Mala Real Inglesa".
Aqui fica uma sugestão: subir os 240 degraus até ao topo e ter o privilégio duma vista fantástica de 360º sobre a cidade, o rio Douro e a sua barra. Vale a pena!
 
http://www.torredosclerigos.pt/pt/

 
Torre dos Clérigos em destaque no "casco" histórico, com Moby Dick em primeiro plano na chegada à Ribeira - II Regata do Infante, 2012 (este ano a III Regata do Infante - Troféu Volvo vai realizar-se no dia 11 de Abril). Foto da autoria de Fernando Abel.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Adventuress



Tem mais idade que pés...
Uma relíquia de 83 pés e 89 anos rejuvenescidos por uma operação de restauro que demorou 3 anos nos Rockport Marine nos USA.
Esta senhora de nome Adventuress (respeitando o género anglo-saxónico...) nasceu em 1924 na Escócia e está pronta agora para muitas milhas para deleite do seu proprietário ou de quem puder e quiser largar uma valentes notas para dar uma voltinha.
Neste vídeo, um tour pelo surpreendente interior deste superyacht.
Lareira no inverno dá muito jeito... 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Mergulhar a mais de 100 metros de profundidade...


101m World Record Dive (Document Version) from Matty Brown on Vimeo.

Um feito fantástico, 101 metros em mergulho livre, sem barbatanas, sem pesos, sem oxigénio ...
Recorde só ao alcance do neozelandês William Trubridge que esteve debaixo de água 4 minutos e 10 segundos e que desceu nas profundezas do Dean's Blue Hole, "buraco" de 202 metros de profundidade em Long Island nas Bahamas
Um documentário completíssimo em CBS News 60 minutes que vale a pena ver com atenção.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Atravessar o Pacífico, uma aventura em solitário...

 
Um aventura de se lhe tirar o chapéu!
Atravessar o Pacífico não utilizando qualquer instrumento ou recursos de precisão como o GPS, bússola, sonda, mapas, etc... num Beneteau First 25 de 1982... não é uma aventura, é uma "senhora" aventura  do navegador francês Raphael Legrand.
O objectivo desta aventura é provar que é possível fazer uma navegação de estima por este grande oceano, recorrendo exclusivamente às capacidades cognitivas do navegador. Olhando os astros, utilizando as mãos para fazer leituras, reconhecendo as espécies animais, interagindo com pescadores e outros navegadores...
Mas como o seguro morreu de velho, toda a instrumentação "moderna" exigida para tal navegação em situação normal, é levada a bordo e fechada num contentor, mas só em caso de emergência é que poderá ser utilizada. Mesmo assim, acho que são poucos os que diriam... "assim até eu!".
Raphael Legrand, bons ventos!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

ALMA, à procura das nossas origens cósmicas



ESO - European Southern Observatory

Com a vela e o mar tem de comum as estrelas no céu...
Mas a sua entrada em serviço é tão relevante e as expectativas tão altas (de certo modo já confirmadas), que aqui não poderia deixar de ser referido.
Quem somos, donde viemos?

sábado, 20 de abril de 2013

Icebreakers



Nem só da vela vive o homem...
Março e Abril são os meses mais difíceis para os quebra-gelos nas latitudes polares. A Primavera chegou, mas só para a malta mais a sul...
Um documentário excelente sobre a história dos quebra-gelos.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Beneteau Evasion 32



Veleiro "motor sailer" projectado por André Beneteau em 1974 e que esteve em produção até 1981.
Um ketch para um programa de navegação à vela e a motor com posto de pilotagem interior, que privilegia o espaço e o conforto.
Ainda faz as alegrias de muita gente por esse mundo fora como se vê neste vídeo.
 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Grinde



O autor deste vídeo aborda com significativo pormenor toda a preparação do seu veleiro, um Grinde antes de o ter pronto para navegar nas águas do Báltico.
Grinde é um veleiro peculiar de 8,20 m do estaleiro dinamarquês Peter Bruun cuja construção se iniciou em 1974. Não sei se a ideia era fazer um quebra-gelo...,  mas na realidade é um veleiro de aspecto robusto cujo nome Grinde significa "baleia assassina". Com um casco de 900kg construído em fibra de vidro construído por 11 camadas de fibra de vidro abaixo da linha de água, 16 acima, zona da quilha que pesa 1600 kg reforçada com camadas transversais, deck reforçado também e solidamente ligado a todo o casco, é um veleiro perfeitamente adequado para as condições duras das águas geladas dos mares do norte. Enganem-se os que pensam que tal "tanque" não anda! Veleja muito bem quer em tempo rijo (pudera...) quer em tempo de ventos fracos. Quem já viu o Orca velejar em Leixões, sabe que assim é, e da maneira como foi construído, o melhor é não se colocar à frente...

Mais informações

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Classe Dragão: um título Europeu para Portugal



Um título Europeu para Portugal na Classe Dragão!
José Matoso, Gustavo Lima e Frederico Melo conseguiram impor-se no "Cascais BMW European Championship 2013" entre 68 veleiros em representação de 15 países.
O "Dragão" foi concebido por Johan Anker em 1929, destinado às águas da costa da Noruega e como uma solução barata para jovens velejadores. O mundo dá muitas voltas...
O sucesso foi tal que passados 10 anos já se encontravam exemplares espalhados por toda a Europa e a Classe que se formou conseguiu consagrar-se como uma das mais prestigiosas do iatismo, chegando mesmo a ser uma classe olímpica entre 1948 e 1972.
8,9 metros de casco, 3 tripulantes, mil e uma possibilidades de afinação de todo o aparelho..., acessível para tripulações leves, um desempenho excelente, e um design... fantástico.
Pelo menos nesta "aventura"  da Classe Dragão não ficamos nada a dever a ninguém; poucos mas bons, ou melhor muito bons.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Regata da Primavera, 20 de Abril

 
Regata organizada pelo Clube Naval Povoense com apoio da Marina da Póvoa para barcos de cruzeiro da Classe ANC e CNP.
É já neste sábado.
E viva a Primavera!
 
 
 

domingo, 14 de abril de 2013

Man overboard, homem ao mar!



Neste caso o próprio skipper...
Aventura num Pacer 27 produto do construtor sul-africano Pacer Yachts, a "voar" a quase 20 nós nas águas da Cidade do Cabo na África do Sul.
Para resgatar o homem da água foram precisos 10 minutos...
Todos sabemos que nuns segundos a embarcação afasta-se, um homem na água passa a ser um ponto que fácilmente se perde de vista. Procedimentos... e treino!

sábado, 13 de abril de 2013

Chegou a Primavera?

Parece que sim!
Mar ainda "mexido", vestígios das águas do Douro por todo o lado... sudoeste ainda, mas sol, céu azul e uma temperatura mais que agradável.
Moby Dick foi a "banhos", MINI e Hurry Can (com o nosso amigo Eduardo do Athena a bordo) por lá também andavam. E muitas outras velas mais.
Viva a Primavera!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Notícias do Hemisfério Sul!

Caros amigos do Hemisfério Norte!
Há já algum tempo que não há relatos da actividade vélica, mas, compreendam, aqui não temos nenhum redactor como no Hemisfério Norte. O clima é menos dado à escrita….
Desde o último relato já decorreram duas regatas ao Mussulo, com a devida pernoita nos Irmãos da Costa.
No dia 8 de Março, sexta feira, a largada foi na contracosta da ilha de Luanda, descida até ao farol das Palmeirinhas e subida até ao Mussulo. O mais difícil foi encontrar a boia de chegada, no escuro e com a boia em mau estado e sem luz. O Sábado foi para descansar desta trabalheira toda e ficamos por lá a ver o tempo a passar e a tentar evitar o vírus da cuca.
No domingo o regresso foi com vento fraco, mas suficiente para encher o balão. E lá ganhamos mais um belo fim de semana.


No curto fim de semana de 6 de Abril, mais uma “mussulada” aos Irmãos da Costa. O sábado amanheceu com uma valente chuvada que inundou Luanda e provocou inúmeros estragos e bloqueios na circulação. Felizmente que uma horita depois já estava transitável e o céu a descobrir. Infelizmente o vento manteve-se fraco e algo instável. Foi a regata do quase.

 
Desta vez a largada foi dentro da baia. O vento fraco e do quadrante sudoeste apontava para uma largada com balão ao alto, pelo que resolvemos enrolar a genoa e içar balão. Já depois do sinal dos 10 minutos o vento ronda para nordeste e obriga-nos a recolher o balão e desenrolar a genoa. Ainda não tinha arrancado e já estava a dar uma trabalheira. Próximo da saída da baia preparamos o gennaker para içar logo após a rondagem da ilha do cabo. Mais uma trabalheira. Mas antes da rondagem, o vento antecipa-se e ronda também para sudoeste e a descida é novamente à bolina, até chegar ao canal de entrada no Mussulo. O vento foi fraquejando até cair mesmo a zero. Aqui no canal andamos ao sabor das correntes, tendo passado a bóia de entrada pelos menos uma três vezes. Foi uma luta renhida, mas finalmente a bóia ganhou, com grande mestria diga-se de passagem. Bolinava melhor que nós, apesar de um rating bastante desfavorável. Sem vento e com correntes da maré vazante contra, anulou-se esta perna da regata.

 
Dirigímo-nos ainda com luz natural à baia em frente aos irmãos da costa para mais um repasto bem regado. Infelizmente as fortes chuvadas que se instalaram provocaram uma enxurrada de tudo o que flutua nas linhas de água de Luanda, inundando a baia do Mussulo de tal forma que nem publico fotos por decoro.

No Domingo, após um almoço a bordo, já com um vento decente, fizemos uma partida à bolina, subimos a contracosta com vento pela popa, entramos na baia de Luanda e descemos até à Marina.

Bons Ventos!
António Soares

 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Naufrágio de veleiro na Figueira da Foz



Infelizmente uma tragédia: duas mortes confirmadas, 1 tripulante do veleiro alemão que deu à costa na praia do Cabedelo junto à barra da Figueira da Foz, e 1 elemento da Polícia Marítima cuja embarcação de salvamento se virou. Salvaram-se os restantes 4 tripulantes do veleiro e os dois da embarcação de salvamento. 
Fonte: TSF
 
Não sabendo ao certo o que originou o acidente, o que é reconhecido são as más condições atmosféricas no local à hora do acontecimento com vagas alterosas e restrições à navegação na barra da Figueira da Foz.
O caudal elevado dos rios (neste caso do Mondego) que arrasta sedimentos e todo o tipo de lixo, cabos, ramos de árvores por exemplo, cria as condições para o risco agravado de prisões de hélice ou mesmo do leme em embarcações mais pequenas. Mais vaga e vento, lá estão outros elementos de risco... mas há mais.
É um dia triste para a vela, um dia triste para as famílias e amigos dos que partiram.
Um agradecimento a quem arriscou a vida para salvar outras vidas. Não tem preço o seu gesto.
Uma homenagem especial a quem infelizmente pagou com a vida tão heróico acto.

Com alguma pesquisa e através do nome do veleiro acidentado Meri Tuuli foi possível obter algumas indicações mais. De acordo com Marine Traffic o veleiro terá estado em Sines, depois Cascais e pelos vistos terá rumado para norte até à Figueira da Foz onde aparentemente se deu o desastre ou onde veio dar à costa já com algum problema a bordo. O veleiro é um X-Yacht Cruiser-Racer 442 de 13,5 metros de comprimento dedicado à formação, treino e cruzeiro e pertencia a uma organização denominada Well Sailling.
 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Navegação Zen...



Um vídeo que relata a última viagem do ano do seu feliz proprietário, num dia calmo com sol, mar e céu azul, bom para meditar, um dia de sonho nas suas palavras.
O veleiro parece ser um "irmão gémeo" do "ORCA" , navio escola da FORNAVRE - Formação de Navegadores de Recreio do Sport Clube do Porto sediado na marina Atlântico em Leixões.

terça-feira, 9 de abril de 2013

III Regata do Infante - Troféu Volvo - este sábado!

REGATA ADIADA PARA O DIA 04 DE MAIO!

Vamos lá ver se é desta vez...
O Infante deve andar zangado com tanta desmanda que vai pela nossa terra... e deve ter movido as influências junto de S. Pedro: Inverno rigoroso, Primavera invernosa...
Depois desta regata ter estado prevista para Março e ter sido adiada por motivo do mau tempo, está agora agendada para este sábado. Pode ser que haja uma janela de oportunidade conforme aconteceu este sábado passado (tão bem aproveitada pelos amigos da vela de Leixões e Douro), e que também o Rio Douro não esteja tão cioso de fazer valer a sua força...
A ver vamos!
Importa lembrar que nas 2 anteriores edições a Regata do Infante foi um sucesso com dezenas de veleiros mostrando as suas velas ao longo da costa desde Leixões e ao longo das margens do Rio Douro desde a Foz até à Ribeira do Porto e de Gaia. Um espectáculo para quem em terra acompanhou, uma experiência especial para quem foi a bordo.
O programa das "festas" contemplará em princípio 2 regatas, a 1ª com largada às 10:30h (em princípio Leixões - boia da Madalena - Ribeira do Porto) e a 2ª com largada às 17:00h (em princípio Afurada - Leixões). Também está previsto almoço no final da 1ª regata na Douro Marina e lanche no Restaurante Porto D'Alma no Sport Clube do Porto/Marina Porto Atlântico.
Informações actualizadas sobre este evento, instruções de regata e inscrições no site Sportvela.
Reunião de skippers no dia anterior, dia 12, às 21:00h, no restaurante Porto D'Alma, instalações do Sportvela em Leça da Palmeira.

Notícia de última hora (2013.04.11): por motivos que se prendem com o elevado caudal do Rio Douro, situação que se prevê que se mantenha até ao fim de semana, que não garante as condições mínimas de segurança para um evento desta natureza, a regata foi adiada pela organização para o dia 04 de Maio (reunião de Skippers dia 03 - 21:30)

sábado, 6 de abril de 2013

Percurso à vela

Um dia  bom em Leixões!
Sol, vento, mar de pequena vaga, muitos amigos no mar e em terra.
2,5 horas de navegação, 10 veleiros, 3 horas à mesa em alegre conversa de mar, 18 convivas, alguns estreantes, mais café suplementar e momento de cultura...com vinho do Porto "Torga" a bordo do Horus... sede deste grande grupo dos amigos da vela. E a "malta" não esqueceu o nosso amigo Soares, enviando um grande abraço para o hemisfério sul.
Voga, Salpico III, Pepajo, Pagim, Mokkie, Moby Dick, Mini, Horus, Barrabaz, Athena foram os protagonistas da história deste dia que teve como guião um percurso à vela entre a bacia de Leixões - até à bóia Etar, a norte da monobóia da Galp, e regresso.
Foi um percurso que obrigou a uma hábil navegação para norte em sucessivos bordos à bolina aproveitando as oscilações na direcção e intensidade do vento que se estima entre os 8 a 12 nós de média (seguramente menos à saída da bacia de Leixões).
Dia bonito de mar, um "break" nesta primavera "invernosa".
S. Pedro também é amigo da vela.
 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Iates clássicos



Veleiros intemporais, desta vez no Báltico, Suécia.
Ficam sempre bem nas fotografias, nos vídeos, e em tamanho pequeno nas nossas casas...
Porque será?

Tour de Portugal à Vela, 26 de Julho a 03 de Agosto

Evento organizado pelo Clube Naval de Cascais, Douro Marina, Tróiamarina e Marina de Lagos que levará muitos veleiros a percorrer a nossa costa do Norte ao Sul em 4 etapas offshore, Douro Marina - Figueira da Foz, Figueira da Foz - Cascais, Cascais - Troia, Troia - Lagos, completadas com 4 regatas técnicas nas águas de cada porto de partida e destino.
Informações completas  no site do Clube Naval de Cascais

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Percurso à Vela, este sábado em Leixões!



Se o S. Pedro deixar (e parece que sim...), este sábado será o primeiro percurso à vela da Primavera!
E pode ser que seja um bom prenúncio para a III Regata do Infante na semana seguinte!
Como já é tradição, amigos da vela de Leixões e Douro vão realizar mais um percurso à vela e mais uma "jornada" de confraternização.
E para participar, basta aparecer!
 
10:00h na marina em Leixões, encontro para se combinar percurso (quem vier da Douro-Marina basta estar na largada)
11:00h largada na saída da bacia de Leixões

Percurso: vamos falando... mas a confirmar no encontro das 10:00h em função das condições meteorológicas (preia-mar por volta das 13:00h).
 
Previsão meteorológica: a esta distância, sol, vento do quadrante norte entre os 10 a 15 nós, mas o melhor é acompanhar a evolução.
 
Venha a Primavera, que de Inverno e tristezas está a malta cheia...

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Morgan 30



Morgan 30, um "clássico" desenhado nos anos 60 por Charley Morgan, fundador do estaleiro naval Morgan Yatchs dos USA - Florida. Um veleiro cruzeiro-regata que fez sensação nos anos 60 e 70, e que como se vê no vídeo, ainda anda a fazer boa figura no outro lado do Atlântico.
Concebido para ser acessível à bolsa de muita gente, rápido, de fácil mareação a solo, de pequeno calado e como tal adequado para águas rasas, estuários, lagos, conquistou muitos troféus nos USA.
Longa vida!