domingo, 28 de abril de 2013

Torre dos Clérigos - 250 anos



Da autoria do arquitecto italiano Nicolau Nasoni, a Torre dos Clérigos é um ex-libris da cidade do Porto. Construída em 1763, esta fantástica torre de 76 metros de altura está situada numa das partes altas do Centro Histórico do Porto, classificado como património Cultural da Humanidade desde 1996.
Esta torre foi durante muitos anos uma referência para a navegação que se fazia à barra do Douro e também o meio mais rápido de se saber na cidade, quem chegava à mesma barra. O navio que era esperado com grande ansiedade era o "vapor da mala real", embarcação que trazia de Londres o dinheiro e as letras de cambio de pagamento dos produtos que tinham sido exportados para Inglaterra. Tive curiosidade em saber de onde viria o nome de mala real e pelos vistos seria  da companhia de navegação proprietário da embarcação: a companhia "Mala Real Portuguesa" ou a  "Mala Real Inglesa".
Aqui fica uma sugestão: subir os 240 degraus até ao topo e ter o privilégio duma vista fantástica de 360º sobre a cidade, o rio Douro e a sua barra. Vale a pena!
 
http://www.torredosclerigos.pt/pt/

 
Torre dos Clérigos em destaque no "casco" histórico, com Moby Dick em primeiro plano na chegada à Ribeira - II Regata do Infante, 2012 (este ano a III Regata do Infante - Troféu Volvo vai realizar-se no dia 11 de Abril). Foto da autoria de Fernando Abel.

Sem comentários:

Enviar um comentário