quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

III Regata do Infante - Troféu Volvo, 16 de Março



Aí está o grande acontecimento da vela do Norte, a Regata do Infante!
Nas 2 anteriores edições foi um sucesso e até o S. Pedro veio à festa trazendo o bom tempo. Esperemos que este ano compareça outra vez...
Esta prova é válida para embarcações com certificados ORC e ANC  e sem qualquer sistema de abonos, ou seja embarcações "SR", nome seguramente mais fixe... e que significa sem rating, que é o caso do Moby Dick  e da maioria dos veleiros dos amigos de Leixões, Douro, e também da Póvoa com quem muitas vezes nos cruzamos.
As embarcações "SR" serão agrupadas em 3 classes de acordo com o seu comprimento, até aos 27,9 pés inclusivé (ANR1), dos 28 pés e aos 37,9 pés inclusivé (ANR2) e igual ou superior a 38 pés (ANR3). 
O programa das "festas" contemplará 2 regatas, a 1ª com largada às 10:30h (em princípio Leixões - boia da Madalena - Ribeira do Porto) e a 2ª com largada às 17:00h (em princípio Afurada - Leixões). Percurso definitivo e pormenores só com a distribuição das instruções de regata que serão distribuídas a partir das 9:00h no próprio dia 16.
O programa da "festas" também contemplará almoço no final da 1ª regata na Douro Marina e lanche no Restaurante Porto D'Alma no Sport Clube do Porto/Marina Porto Atlântico.
Reunião de skippers no dia anterior (21:00h), convívio final no Bit Bar no dia 16,  um programa cheio!
E o que interessa é velejar, conviver, ver muitas velas no mar e no Rio Douro!
Só resta comparecer...
 
 
Em Sportvela, acederá a:
 - Anúncio de Regata
 - Boletim de Inscrição
 - Cartaz da Regata do Infante 2013
 
 
 antevisão dos percursos das regatas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

La Solitaire du Figaro 2013, Porto!



Desta vez faz escala no Porto!
A sua largada está prevista para 2 de Junho em Bordéus, devendo os concorrentes chegar ao Porto no dia 05.
Vamos ter espectáculo!
No dia 8 de junho está previsto a largada para a 2ª etapa que acabará em Gijon no dia 11.
O "circo" ficará ancorado na Douro Marina junto à foz do Douro em Vila Nova de Gaia.
Mais informações em Solitaire du Figaro 2013.
A marcar na agenda para ver em terra e no mar!
É pena, mas desta vez não vamos ter o Francisco Lobato em prova, que depois da época finda (2012) resolveu fazer uma paragem na vela oceânica em solitário e dedicar-se a outros projectos. Bons ventos Francisco!
E para os leitores deste blog de outras paragens, aqui vai...


domingo, 24 de fevereiro de 2013

Notícias do Hemisfério Sul!

Mais uma vez notícias da "delegação sul" dos amigos da vela (agora com mais o amigo António Bento), que deliciam os amigos cá de cima e os fazem "desesperar" também pelo bom tempo...Quanto à mudança da sede... só se houver cerveja, café, Porto e por aí fora!
Destas bandas um grande abraço!

"Para todos os amigosdavela.

Pelo facto de não ter enviado nenhum report nos últimos dias, não quer dizer que não tenha havido actividade. Não houve foi tempo para a reportagem.
No fim de semana passado, 17 de Fevereiro, estava prevista a saída no "Sonho" que tinha sofrido algumas reparações. Como houve um atraso não há que ficar em terra.
A convite da Comodoro Fernanda, a tripulação do Sonho lá foi no "Uanga" fazer uma velejada curtinha. O programa era curto para ir ao Mussulo, pelo que foi sair da baia, pairar um pouco nas praias da contracosta, dar uns mergulhos e regressar.
À chegada à marina, uma recepção que até parecia Leixões, com três marinheiros para ajudar a amarrar e a lavar o barco.
Fica assim oficialmente registada a duplicação da secção do hemisfério sul com a foto a documentar. Estamos já a planear uma Assembleia Geral para a mudança da sede, do Horus para o Sonho.

Bons ventos
António Soares


sábado, 23 de fevereiro de 2013

Há dias assim


 
O percurso à vela dos amigos da vela de Leixões / Douro, pelo menos na sua componente marítima, ficou adiado para próximo sábado.
A conversa à volta da mesa, no cais e no "Horus" foi da melhor. Good moments!
Um ou outro amigo ainda saiu de tarde, mas a maioria ficou pelo cais. Mookie foi um dos que saiu e foi experimentar umas surfadelas lá fora, já a tarde ia avançada. Esperemos a reportagem!
Tudo indica que amanhã, domingo, tenhamos um bom dia para velejar. Logo veremos...
 
 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Percurso à vela, amanhã, sábado

Face à previsão de vaga de 4 a 3,5 metros durante a manhã (a diminuir ao longo do dia), os amigos da vela (Leixões - Douro) vão começar o programa das festas pelo almoço no local do costume (encontro 12:30h) e da parte da tarde, se for possível,  farão uma saída ao mar.
De qualquer modo um novo percurso à vela no formato habitual (saída de manhã) fica marcado para próximo sábado, dia 02! Apontar na agenda!
Bons ventos!

Atravessadela valente...



Apanhar com uma atravessadela destas... 
Foi o que aconteceu a Bernard Stamm do veleiro Cheminée Poujoulat na largada da última Vendée Globe quando se encontrava a inspecionar o hidrogerador na popa da embarcação. Foi uma sorte não ter apanhado com qualquer coisa em cima ou não ter sido deitado ao mar.
A câmara estava lá para filmar.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Chasing Ice

No Verão de 2005, o fotógrafo James Balog deslocou-se ao Ártico numa missão da National Geography para documentar em imagens o derretimento do gelo, dando possíveis argumentos a quem defende que o clima da terra se está  alterar muito rapidamente.
Chasing Ice é a história dessa missão, conseguindo registar inquestionáveis evidências de que o clima está a mudar a uma escala que se não imaginava. Colocando por vezes a sua vida em risco e acompanhado de uma equipa de aventureiros, conseguiu colocar inúmeras  "time-lipse camaras" que registaram anos de evolução do gelo, o que lhe possibilitou recentemente juntar as "frames" colhidas e fazer um video que demonstra a escala a que a mudança está a acontecer. A dimensão do degelo a que se assistiu ao vivo no glaciar Ilulissat na Gronelândia e que se percebe quando se visualizam as imagens de anos, é duma dimensão verdadeiramente bíblica, assustadora, com montanhas de gelo que mexem, caem , rolam, dum tamanho que engole toda a cidade de Nova Yorque duma só vez. Milhares de anos de história do planeta conservadas nos glaciares estão a desfazer-se em dias e meses.
Os cenários piores apontam para aumento do nível médio do mar com destruição das zonas costeiras, desaparecimento de ilhas… aumento da taxa da salinidade do mar com possível alteração dos movimentos de convecção das correntes de água, depois da atmosfera…com a consequente mudança do clima em muitas zonas geográficas. Basta imaginar o que seria a Europa sem a corrente do Golfo...  uma nova época glaciar? Há uns dias neste blog, falamos de vela no gelo...
Vamos cumprir a nossa obrigação e divulgar o "trailer" deste documentário que deverá passar pelos cinemas de todo o mundo. Esperemos que por cá também.

http://www.chasingice.com/


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Navio Hospital Gil Eanes

Navio Hospital Gil Eanes, testemunha de tempos gloriosos da pesca do bacalhau.
A merecer uma visita, apoiando assim a Fundação Gil Eanes a manter este legado histórico.
E é um bom motivo para se visitar Viana do Castelo, com muitas outras atrações.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Regata do Infante, 16 de Março!

Mais um sucesso à vista?
É daqui a 1 mês, 16 de Março!
É a III Regata do Infante, iniciativa da ANR - Associação Náutica de Recreio e do Sport Clube do Porto que visa homenagear o Infante D. Henrique, nascido em 04 de Março de 1394 no Porto e a quem se deve o arranque de toda a fantástica odisseia marítima das descobertas.
Em 2011 realizou-se a I Regata do Infante, com a participação de 25 veleiros.

e em 2012 a II Regata do Infante,com 37 veleiros!

Importa recordar... E em 2013 como será?
Um campo de regata fantástico, o privilégio de se entrar na barra do Douro e velejar entre as margens até à zona histórica do Porto e Gaia, paisagem única, património mundial da humanidade.
Uma regata, mas um passeio e convívio também.
Caros amigos, há que apontar na agenda e esperar por mais informações sobre o programa das festas!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Notícias do Hemisfério Sul...Luanda!



Viva,
Desta vez sem nenhum comemoração especial, excepto o dia da vela (que é todos os dias).
Desta vez fizemos uma saida curta, à moda dos amigos da vela.
Saida pelas 10h30, uma velejada com o vento em crescendo, até aos 10, 12 kts, com um intervalo para o almoço. Como o Jod 24 não tem ferro tivemos que encostar a um 30 pés de construção sul-africana, capitaneado pela Fernanda, comodoro do CNL.
Impunha-se um mergulho antes do almoço. Aqui não precisamos que o Paulo Lima nos empurre para a água... É de livre vontade que saltamos. Fez-se notar uma valente corrente para norte, que nos arrasta bem depressa para longe do barco e recomenda uma defensa na água com uma cabo de retenida.
Após umas sandochas e umas cucas voltamos à vela. Tivemos mais uma magnifica tarde bem trabalhosa para regressar à marina à bolina pelo meio dos barcos fundeados e encalhados por ali.
O JOD 24 precisa de umas afinações. Estava muito ardente e bem depressa perdia o leme. Que saudades dos dois lemes do MobyDick e do seu excelente equilíbrio.

Acho que  a próxima oportunidade de velejar vai ser mesmo em Leixões. Os próximos fins de semana estão já comprometidos com o trabalho. Tanto é que já solicitei uma alteração à legislação, para que se houver vento durante a semana seja decretado feriado. Não custa tentar.

Até ao próximo relato.
Bons Ventos!

António Soares

Comentário bloguista:
Os amigos da vela do hemisfério norte cá esperam o António Soares, mas "pedem-lhe" que traga ou envie uma parte do bom tempo de que tem beneficiado e que os têm deixado com água na boca, tal o modo como tem sido relatado. A "malta" daqui já está cheia do frio...do tempo que é cinzentão e até a cerveja não tem saído como devia...
Pelo andar das milhas lá por baixo, um deste dias a "sede" dos amigos da vela passa para essas bandas e aqui em cima fica uma delegaçãozinha... 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ANR - Associação Náutica de Recreio

Na Assembleia Geral da ANR - Associação Náutica de Recreio do passado dia 08 de Fevereiro, foi eleita a nova Direcção, que passou a ser constituída por:
- Presidente: Alexandre Granhão
- Secretário: António Alegre
- Tesoureiro: Luís Monteiro
Na referida AG, foi debatido também o programa de actividades para o mandato que agora se inicia, estando previsto as seguintes iniciativas:
- III Regata do Infante (16 de Março)
- Cruzeiro a Aveiro (Maio)
- Regata de S. João (30 de Junho)
- Cruzeiro a Santiago de Compostela (Junho)
- Regata José Régio (05 de Outubro)

Aos amigos da nova direcção, bons ventos!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Com-Pac 27/3



Com-Pac 27/3 é a designação de um dos veleiros criados pelo estaleiro Com-Pac Yacths Hutchins na Florida, especialista na construção de veleiros de design tradicional (e intemporal), com acabamento superior, excelente comportamento no mar, bem ao gosto dos anglo-saxónicos, mas não só.
Um estaleiro que tem nome do seu fundador, W:L: Hutchins, um self-made man,  empresário e inventor com sucesso na indústria de componentes para automóveis desde 1957, que em determinada altura da vida se virou também para os barcos, tendo decidido em 1970 iniciar a sua construção. Desafiou Clark Mills a projectar um "big boat into a small package" e nasceu um 16 pés, designado por "Com-Pac Yacht".  
Como curiosidade, Clark Mills é conhecido mundialmente como o pai dos famosos Optimist ...
Uma história para conhecer.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

The City of Samba


The City of Samba from Jarbas Agnelli on Vimeo.

É Carnaval, ninguém leva a mal...
Um video de excelência (2012), não de vela, mas de uma cidade e dum evento que a todos nos toca.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Regata Comemorativa do 89º Aniversário do Clube Náutico da Ilha de Luanda, notícias!




 O CLUBE NÁUTICO DA ILHA DE LUANDA, agremiação desportiva fundada a 28 de Fevereiro de 1924, na cidade de Luanda, com a designação inicial de Clube Desportivo Nun’Álvares (alvará nº 28 de 30 de Dezembro de 1926).



Caros “amigosdavela”, mais um fim de semana velico-desportivo da secção do hemisfério sul. Com largada noturna, na sexta feira 1 de Fevereiro, saiu a frota de veleiros de Luanda rumo a Sangano, uma baia a umas boas 70 Nm a sul.  Por dificuldades de conjugar horários dos diferentes participantes, a secção competitiva seria só no regresso.

A primeira dificuldade foi atravessar a miríade de barquitos de pesca artesanal que infestam a contracosta da ilha, muitos sem qualquer sinalização luminosa. Vá lá que a polícia marítima interpelou o barco do júri indagando sobre “o oficio que oficializa a actividade” e não incomodou nenhum desses escuros botes.

O vento foi fraquito e a navegação foi sem grandes registos durante toda a noite. Mais uma vez guiados pelo “cruzeiro do sul”, lá vencemos a corrente contraria da foz do Kwanza. A chegada à baia de Sangano foi já de manhã. Ferro ao fundo, calções de banho e mergulho na belíssima água quentinha. Assim se continuou, de barco em barco, entre nadadelas e bote, de cuca a superbock, até que na segunda feira pelas 8h largamos para o regresso.

A primeira parte da subida, ainda sem competição, foi uma delícia, com vento do quadrante WSW, que foi subindo até aos 12 kts, permitiu umas horitas de gennaker até às “palmeirinhas”. Após uma pausa para reunir a frota arrancamos para um troço competitivo, a regata propriamente dita. A linha de partida foi já feita com o spinnaker ao alto e assim seguimos até Luanda. O piloto automático segura-o bem e permite algum descanso. Restou-nos ir trabalhando as velas e cambando varias vezes o balão para manter o rumo directo e maximizar a velocidade.

Agora deu para perceber porque é que os navegadores portugueses demoraram a descobrir esta costa. Qual cabo Bojador, qual Adamastor. Entre regressar a casa e lavar a loiça e ficar na praia a gozar estas águas e a comer lagostas...

Uma última nota: a secção hemisfério sul já duplicou. O “amigo” António Bento já está registado e irá iniciar em breve a sua actividade.

Gozem as fotos deste “frio” fevereiro e bons ventos.

António Soares



Comentário bloguista à mensagem do António Soares: enquanto uns desfrutam o bom tempo e fazem milhas que se fartam, os do hemisfério norte aturam o frio, as tempestades, os troikanos, os bpn's, os irs's e outros demais... e, não menos mau..., lavam a loiça!
Como ter inveja é pecado...só nos resta desejar bons ventos aos amigos do hemisfério sul, agora com o António Bento incluído! Temos um coração grande...
Quando cá em "cima" chegar o bom tempo, a malta vinga-se...e começamos a mandar notícias como as que temos recebido... (nota: sem lagostas e sem água quente...)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

The Atlantic Crossing of the Pilgrim



Deus quer, o homem sonha, a obra nasce
 Fernando Pessoa em "o Infante"

Jacques é um francês que emigrou para o Canadá mas que sempre manteve o sonho de regressar à sua terra, Estaque, cidade costeira próxima de Marselha.
E se este sonho é comum, o modo do o realizar nem tanto, para dizer raro...
Apaixonado pelo mar, pelos barcos, pela sua cidade, a decisão de regressar pelo mar também seria expectável, mas tencionar fazê-lo num veleiro que ele próprio haveria de construir...deixou à época muita gente incrédula, incluindo a própria família...
Deus quer o homem sonha, a obra nasce!
E foi assim que o sonho se acabou de realizar, numa travessia atlântica e chegada à terra natal!
O veleiro da dupla proeza (auto-construção e travessia oceânica) é um Tiki 38, projecto do famoso James Wharram que nos anos 50 construiu o seu primeiro catarmaran oceânico inspirado nas embarcações indonésias. Desde essa época vendeu mais de 10.000 planos de embarcações do género e foram construídas largas centenas por todo o mundo, criando uma reputação extraordinária.
Embarcações acessíveis à auto-construção, de todos os tamanhos, de aspecto "rústico" mas extraordinariamente resistentes e adaptadas para uma navegação exigente.
O site James Wharram Designs é fantástico, com imensos ensinamentos sobre catamarans e histórias de navegação que vale a pena conhecer!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Vendée Globe, final complicado...um salvamento, a Esquadra 751

A história quase final resume-se em alguns pontos...
I - 4 concorrentes já chegaram:
- 1º François Gabart (Macif), o recordista desta regata com 78 dias 2 horas 16 minutos et 40 segundos...
- 2º Armal Le Cléac'h (Banque Populaire)
- 3º Alex Thonson (Hugo Boss)
- 4º Jean-Pierre Dic ( Virbac Paprec 3) que protogonizou uma etapa gloriosa entre os Açores e a Bretanha sem patilhão, merecendo uma recepção de milhares de pessoas (100.000 pessoas?) em Sables d'Olonne.
II - 7 concorrentes ainda em prova, os da frente já dentro do "caldeirão" da Biscaia, a braços com ventos acima dos 40, 45 nós e temporal no porto de chegada.
III - 8 concorrentes abandonaram a prova, o último dos quais, o "nuestro hermano "Javier Sansó, recolhido em pleno Atlântico a partir dos Açores pela Esquadra 751 da Força Aérea Portuguesa.
 


Operação de salvamento delicada quer pela distância a que estava o velejador a socorrer (320 milhas náuticas a sudoeste da Ilha de Stª Maria nos Açores) quer pelas condições meteorológicas no local com ventos fortes e ser de já noite. O EH-101 "Merlin" da Esquadra 501 partiu da Base das Lages na Terceira, abasteceu-se em Stª Maria e fez no total cerca de 7,5 horas de voo para salvar mais 1 vida! E já lá vão 2828!
Para que outras vivam!
A Esquadra 751 "Pumas" tem como missão as operações de Busca e Salvamento nas áreas de responsabilidade atribuídas a Portugal no âmbito dos seus compromissos internacionais. De salientar que as regiões de responsabilidade de salvamento atribuídas a Portugal, coincidentes com a FIR de Lisboa e Sta. Maria, representam a segunda maior área de responsabilidade do mundo, sendo apenas maior a atribuída ao Canadá.
"Para que outras vivam" é o seu lema!
Um agradecimento especial a estes bravos que colocam a sua vida em risco para salvar outras vidas.
Obrigado!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Dufour 36, eleito o veleiro europeu de 2013



Desde o seu lançamento no Salão de Paris em 2011, o Dufour 36 Performance venceu famosas regatas por esse mundo fora, revelando-se um sucesso de arrasar a concorrência. Agora no Salão de Dusseldorf  que decorreu no passado mês de Janeiro,  foi eleito o "European Yacht of the Year 2013".
Rápido, um design atraente, um lay-out interior e exterior funcional, aberto, uma proposta de sucesso.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Este sábado em Leixões

O vento fresco de norte que se levantou não impediu o Moby Dick de se fazer às águas de Leixões.
Vela no 1º riso, vela bem curta à frente e a bordo o amigo Pedro Fernandes do "Le Petit Prince" como companhia, foi a receita para se domesticar o "Mostrengo" que por lá andava...
"Está fraco" dizia o nosso amigo Carlos Neves à hora de almoço... "e até parece que está a cair..." quando por telefone eu tentava saber como estavam as coisas em Leixões.
Fui testemunha dessa calmaria quando cheguei à marina, mas até se ter a embarcação pronta para desamarrar tudo se alterou... Com tripulação "rija" a bordo, um riso já preparado, vela curta à frente...só resta deitar as tristezas ao mar...e carregar as baterias...Toca a zarpar e fazer companhia aos miúdos da vela ligeira!
Estas tardes (e manhãs) de sábado (de domingo, e de poucos dias mais porque não nos deixam...), de saída para o mar e convívio na marina são remédio santo para a alma (e para o corpo)...
Tempo incerto com um imenso "negrume" para o interior com indícios de chuva conforme demonstra o arco íris que o nosso amigo Paulo Lima fotografou. A chuva não passou da cancela da entrada da marina... "Respeitinho" é muito lindo e marinheiro é duro de roer...
Nota: não fomos ver se havia o pote de ouro...   


sábado, 2 de fevereiro de 2013

Windsurf



NeilPryde Collection 2013
Malabaristas de excepção, imagens fantásticas!
Velejar, saltar, surfar, voar?