quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

The Atlantic Crossing of the Pilgrim



Deus quer, o homem sonha, a obra nasce
 Fernando Pessoa em "o Infante"

Jacques é um francês que emigrou para o Canadá mas que sempre manteve o sonho de regressar à sua terra, Estaque, cidade costeira próxima de Marselha.
E se este sonho é comum, o modo do o realizar nem tanto, para dizer raro...
Apaixonado pelo mar, pelos barcos, pela sua cidade, a decisão de regressar pelo mar também seria expectável, mas tencionar fazê-lo num veleiro que ele próprio haveria de construir...deixou à época muita gente incrédula, incluindo a própria família...
Deus quer o homem sonha, a obra nasce!
E foi assim que o sonho se acabou de realizar, numa travessia atlântica e chegada à terra natal!
O veleiro da dupla proeza (auto-construção e travessia oceânica) é um Tiki 38, projecto do famoso James Wharram que nos anos 50 construiu o seu primeiro catarmaran oceânico inspirado nas embarcações indonésias. Desde essa época vendeu mais de 10.000 planos de embarcações do género e foram construídas largas centenas por todo o mundo, criando uma reputação extraordinária.
Embarcações acessíveis à auto-construção, de todos os tamanhos, de aspecto "rústico" mas extraordinariamente resistentes e adaptadas para uma navegação exigente.
O site James Wharram Designs é fantástico, com imensos ensinamentos sobre catamarans e histórias de navegação que vale a pena conhecer!

Sem comentários:

Enviar um comentário