quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Vendée Globe, final complicado...um salvamento, a Esquadra 751

A história quase final resume-se em alguns pontos...
I - 4 concorrentes já chegaram:
- 1º François Gabart (Macif), o recordista desta regata com 78 dias 2 horas 16 minutos et 40 segundos...
- 2º Armal Le Cléac'h (Banque Populaire)
- 3º Alex Thonson (Hugo Boss)
- 4º Jean-Pierre Dic ( Virbac Paprec 3) que protogonizou uma etapa gloriosa entre os Açores e a Bretanha sem patilhão, merecendo uma recepção de milhares de pessoas (100.000 pessoas?) em Sables d'Olonne.
II - 7 concorrentes ainda em prova, os da frente já dentro do "caldeirão" da Biscaia, a braços com ventos acima dos 40, 45 nós e temporal no porto de chegada.
III - 8 concorrentes abandonaram a prova, o último dos quais, o "nuestro hermano "Javier Sansó, recolhido em pleno Atlântico a partir dos Açores pela Esquadra 751 da Força Aérea Portuguesa.
 


Operação de salvamento delicada quer pela distância a que estava o velejador a socorrer (320 milhas náuticas a sudoeste da Ilha de Stª Maria nos Açores) quer pelas condições meteorológicas no local com ventos fortes e ser de já noite. O EH-101 "Merlin" da Esquadra 501 partiu da Base das Lages na Terceira, abasteceu-se em Stª Maria e fez no total cerca de 7,5 horas de voo para salvar mais 1 vida! E já lá vão 2828!
Para que outras vivam!
A Esquadra 751 "Pumas" tem como missão as operações de Busca e Salvamento nas áreas de responsabilidade atribuídas a Portugal no âmbito dos seus compromissos internacionais. De salientar que as regiões de responsabilidade de salvamento atribuídas a Portugal, coincidentes com a FIR de Lisboa e Sta. Maria, representam a segunda maior área de responsabilidade do mundo, sendo apenas maior a atribuída ao Canadá.
"Para que outras vivam" é o seu lema!
Um agradecimento especial a estes bravos que colocam a sua vida em risco para salvar outras vidas.
Obrigado!

4 comentários:

  1. Toda a gente chama quilha ao patilhão, a quilha será o fundo do casco, o patilhão é.....o que todos chamam a quilha!
    Não sei se vou conseguir publicar o comentario e a dúvida prende-se com aquele pedido ridiculo que determina que quem escreveu isto não seja uma máquina! se os comentarios são controlados, porquê a necessidade daquele requisito que raramente aceita a publicação do comentário!

    ResponderEliminar
  2. Viva

    Quanto ao termo quilha tem toda a razão, pelo que já está corrigido o texto. Não é por falta de anos da vela e de outras coisas náuticas que tal sucedeu, mas sucede...
    Quanto ao pedido ridículo... não sei bem do que está a falar...

    Cumprimentos
    F.Alba - Amigos da Vela

    ResponderEliminar
  3. Referia-me ao reconhecimento dos caracteres, o programa pede para repetir uma sucessão de letras enviusadas e numeros para que seja possivel publicar o comentario.

    ResponderEliminar