quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Chasing Ice

No Verão de 2005, o fotógrafo James Balog deslocou-se ao Ártico numa missão da National Geography para documentar em imagens o derretimento do gelo, dando possíveis argumentos a quem defende que o clima da terra se está  alterar muito rapidamente.
Chasing Ice é a história dessa missão, conseguindo registar inquestionáveis evidências de que o clima está a mudar a uma escala que se não imaginava. Colocando por vezes a sua vida em risco e acompanhado de uma equipa de aventureiros, conseguiu colocar inúmeras  "time-lipse camaras" que registaram anos de evolução do gelo, o que lhe possibilitou recentemente juntar as "frames" colhidas e fazer um video que demonstra a escala a que a mudança está a acontecer. A dimensão do degelo a que se assistiu ao vivo no glaciar Ilulissat na Gronelândia e que se percebe quando se visualizam as imagens de anos, é duma dimensão verdadeiramente bíblica, assustadora, com montanhas de gelo que mexem, caem , rolam, dum tamanho que engole toda a cidade de Nova Yorque duma só vez. Milhares de anos de história do planeta conservadas nos glaciares estão a desfazer-se em dias e meses.
Os cenários piores apontam para aumento do nível médio do mar com destruição das zonas costeiras, desaparecimento de ilhas… aumento da taxa da salinidade do mar com possível alteração dos movimentos de convecção das correntes de água, depois da atmosfera…com a consequente mudança do clima em muitas zonas geográficas. Basta imaginar o que seria a Europa sem a corrente do Golfo...  uma nova época glaciar? Há uns dias neste blog, falamos de vela no gelo...
Vamos cumprir a nossa obrigação e divulgar o "trailer" deste documentário que deverá passar pelos cinemas de todo o mundo. Esperemos que por cá também.

http://www.chasingice.com/


Sem comentários:

Enviar um comentário